Tutorial Completo Chitubox
O Chitubox é o slicer (fatiador – software que prepara o modelo 3D para ser compreendido pela impressora) para impressoras 3D em resina, ou seja, o equivalente ao Cura pra impressoras FDM. Veremos neste artigo alguns exemplos de operação do Chitubox: como posicionar o modelo, escalar, colocar e remover suportes e outras funcionalidades comuns.
![](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2022/10/slice-chitubox-1024x577.png.webp)
A impressão em resina é consideravelmente diferente da impressão em FDM. Muito embora também seja baseada na construção progressiva de camadas da peça, a impressora de resina constrói as camadas aplicando luz ultravioleta na resina, em locais específicos, o que solidifica a resina nos pontos de incidência da luz. Como o processo é diferente, o posicionamento do modelo no slicer (o Chitubox, neste caso) e a aplicação de suportes também se torna um processo distinto do que ocorre em FDM.
Uma das diferenças é que, em FDM, evitamos ao máximo a utilização de suportes. No caso de impressoras em resina, como a peça é impressa de ponta-cabeça (normalmente, a primeira camada a ser impressa é a base da peça), é muito comum a necessidade de utilização de suportes na impressão. Portanto, pessoas que já estão habituadas a impressões FDM devem estar preparadas para fazer algumas mudanças de paradigma ao entrar no mundo da impressão 3D em resina, e a operação do Chitubox já evidencia uma parte dessa mudança.
Comecemos, então, com uma peça bastante simples: este modelo de Torre Eiffel. Você pode estar se perguntando por que estamos considerando uma peça tão cheia de detalhes, como a Torre Eiffel, uma peça simples. Essa dúvida é perfeitamente compreensível vinda de alguém que está habituado ao mundo FDM. No entanto, a impressão de uma peça como essa em resina é, de fato, algo bem simples: praticamente, basta posicionar a peça no Chitubox, escalá-la e apertar Print.
![](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Inserindo-modelo-no-fatiador-768x432.gif)
Primeiro, inserimos o modelo no Chitubox e ele é posicionado no espaço de trabalho. O próximo passo é escalar a peça para o tamanho que desejarmos. Não se esqueça de garantir que a peça caiba no volume de impressão da sua impressora (as partes da peça que ultrapassam o volume configurado no Chitubox se tornam vermelhas para indicar isso).
Vamos agora ao posicionamento dos suportes no Chitubox. Aqui, já começamos a perceber algumas particularidades da impressão em resina. Por exemplo, na primeira plataforma reta da Torre Eiffel, note que há overhangs (angulações) que precisariam de suportes, caso a impressão fosse em FDM. No entanto, para o comprimento das partes horizontais que temos nesta peça, não há necessidade de suporte para essas partes na impressão em resina, já que toda a camada será solidificada de uma vez só com a exposição à luz (não há o problema de deposição de material “no vazio”, embora pudesse haver uma longa e fina camada com pouca sustentação e, nesse caso, a impressão seria prejudicada). Além de suportes, uma alternativa comum para lidar com overhangs em impressoras de resina é imprimir a peça numa posição inclinada, pois as partes horizontais ficariam também inclinadas, diminuindo assim o overhang.
![](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Material-gasto-2-768x432.gif)
Clicando no botão Slice, na parte direita do Chitubox, ele nos dá algumas informações da impressão, como o volume de resina a ser gasto, o peso, o custo dessa quantidade de resina (naturalmente, inserimos o preço da unidade de resina antes) e o tempo de impressão. No caso da nossa Torre Eiffel, ela usará 10ml de resina, equivalentes a 11g. O custo de resina utilizado é de R$2,45, e o tempo de impressão, 9h. Com relação à quantidade de resina, é interessante considerar de 10% a 20% a mais, pois é inevitável o desperdício de alguma parte da resina. O tempo é relativamente alto, e isso ocorre porque nossa peça é grande para uma impressora em resina, embora ela tenha aproximadamente 10cm de altura.
![Clone Current Model para copiar a torre](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image.png)
Segue uma característica interessante das impressoras em resina que podemos visualizar com o Chitubox. Diminuímos o tamanho da Torre Eiffel e reposicionamos para abrir espaço para um outro objeto. Clicamos em Clone Current Model para copiar a torre e posicionamos essa cópia ao lado da torre original. Ao clicar novamente em Slice, o volume, peso e preço dobram, mas o tempo de impressão se mantém o mesmo! Isso ocorre porque a cura da camada de resina, que é feita com luz, é tão rápida que um aumento no perímetro da camada deixa o tempo de impressão dessa camada praticamente inalterado (na prática, o mesmo, para a percepção humana). Portanto, o tempo de impressão depende somente da altura da camada e da altura do objeto. Neste caso, imprimimos em 0,05mm (clicando em Settings, aba Print, parâmetro layer height). Note que o tempo de impressão por camada (parâmetro Exposure Time) é de 7s.
![capacete de Storm Trooper](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Design-sem-nome-768x432.gif)
A próxima peça é um capacete de Storm Trooper. Na verdade, é o molde para fundição de metal, permitindo fazer esse capacete em metal. Numa impressora FDM, você poderia pensar, apenas olhando para a peça, que seria de difícil impressão. No entanto, a impressão dessa peça é bastante simples numa impressora de resina. No Chitubox, removemos as Torres Eiffel e incluímos o modelo do capacete. O primeiro passo é escalar a peça, para que ela caiba na mesa de impressão (lembre-se que as partes que estão fora da mesa de impressão ficam em vermelho). Fizemos isso utilizando o terceiro botão na lateral esquerda do Chitubox. Aqui, rotacionamos o modelo de forma que tanto o queixo como a nuca da máscara tocassem a mesa, eliminando assim a necessidade de suportes devidos aos overhangs que estariam presentes na peça na posição inicial. Pelo fato de somente o queixo e a nuca tocarem a mesa, precisaremos de suportes na base da impressão (o que é muito comum em impressoras de resina), muito embora não precisemos am outras partes da peça.
Na parte direita da tela do Chitubox, selecionamos 4mm para elevação da peça com relação à mesa (Z Lift Height(mm)). Um valor mínimo para essa elevação é interessante porque os suportes podem ficar com má qualidade se o espaçamento entre a base e o ponto de suporte for muito pequeno. Podemos escolher no Chitubox a robustez do suporte; deixamos em Medium. As demais configurações, abaixo dessa, são bastante específicas, e deixamos com os valores padrão. Normalmente, só vale a pena alterar esses parâmetros se você souber exatamente o que quer alcançar com eles. Na seção Auto Support, clicamos em +Platform e a ferramenta começa a adicionar os suportes entre a mesa de impressão e a peça.
Os suportes são gerados pelo Chitubox, mas logo conseguimos ver que alguns suportes não são de fato necessários. Portanto, clicamos no símbolo de menos e removemos os suportes desnecessários manualmente. Essa opção é bastante útil, pois o processo automático de geração, embora posicione os suportes bastante corretamente, não garante que todos os suportes serão úteis.
![removendo o material do seu interior](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-1.png)
Clicando em Slice, na parte direita do Chitubox, vemos que muita resina será utilizada para essa impressão. Isso ocorre porque o modelo 3D em si não é oco, portanto, por enquanto, o Chitubox considera que vai preenchê-lo inteiramente com resina. Note que o tempo estimado de impressão é de, aproximadamente, 4h, enquanto 60.2g de resina são estimados. Clicando no botão Hollow, na barra superior, é possível transformar o modelo 3D atual num modelo oco. Selecionamos a espessura da parede inserindo 1,3mm em Wall Thickness, selecionamos a caixa Inner e clicamos em Start. Feito isso, é possível ver o Chitubox trabalhando em tempo real no modelo, e removendo o material do seu interior. Então, clicando novamente em Slice, podemos ver que a quantidade de resina usada diminuiu para 46,9g.
![cabeça do Zombie Hunter](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Zombie-Hunter-768x432.gif)
Vamos continuar explorando o Chitubox com outros modelos 3D. Agora, utilizaremos a cabeça do Zombie Hunter. Inserimos o modelo na área de trabalho do Chitubox e nos certificamos de escalá-lo, de forma que não houvesse partes vermelhas (fora do volume de impressão). Neste caso, rotacionando o modelo e analisando sua base, vemos que ela já foi feita toda plana. Portanto, ficará completamente em contato com a mesa de impressão, dispensando suportes na base. Clicando em Slice, vemos que serão utilizados para esta peça 185,8g de resina, e o tempo estimado de impressão é de aproxidamente 6h e 17min. É uma quantidade considerável de resina, estimada aqui em um custo aproximado de R$ 42,00. Novamente, clicamos em Hollow para tornar o modelo oco, mantendo Wall Thickness em 1,30mm e selecionando Inner. Clicando em Slice, note que, para este caso, a quantidade estimada de utilização de resina diminuiu para 29,6g! O custo de impressão baixou para menos de R$ 7,00!
![incluir buracos no modelo para permitir o fluxo de ar](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2021/10/Preenchimento-768x432.gif)
Uma possibilidade importante para se atentar é que na impressão de um modelo oco, um vácuo pode ser criado em seu interior quando ele estiver sendo puxado do reservatório de resina, descolando completamente a impressão da mesa no meio do processo. Isso, obviamente, estraga o que foi obtido. Uma das opções para se contornar esse tipo de problema no Chitubox é incluir buracos no modelo para permitir o fluxo de ar e, assim, evitar a formação de um vácuo. Uma outra situação em que buracos são necessários é para permitir o escoamento de resina não curada para fora da peça após a impressão. Para fazer isso, clicamos em Dig Hole, na barra superior. Na janela que se abre, podemos escolher o formato do buraco (Shape), o diâmetro (Size) e a profundidade (Depth). Escolhemos um buraco circular, de 6,5mm de diâmetro e clicamos em Add a Hole. Clicamos em um ponto qualquer da base da peça (onde queremos que a resina escoe), e está feito um dos buracos. Uma opção bem interessante do Dig a Hole é manter selecionado a caixa Keep the Hole. Se ela estiver selecionada, a inclusão do buraco na peça automaticamente criará uma tampa no formato desse buraco ao lado do modelo, para ser também impressa e usada no acabamento da impressão. Feitos dois buracos, o modelo do Zombie Hunter está pronto para impressão!
![adaptação do modelo ao volume de impressão](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-2.png)
Utilizaremos agora uma peça mais desafiadora, em termos de uso de suportes. É o modelo de um Alien, como vocês podem ver, cheio de detalhes, que nos exigirão um pouco mais de manipulação na preparação do modelo. Como de costume, a primeira coisa a se fazer é escalar o modelo, para que caiba dentro do volume de impressão do Chitubox. Neste caso, a adaptação do modelo ao volume de impressão foi complementarmente feita com a rotação da peça, o que também nos ajudará no momento de inclusão dos suportes (pois, com isso, estamos diminuindo vários overhangs). Deslizando a barra de seleção de camadas na parte direita da tela, podemos ver algumas situações onde os suportes serão necessários. Antes de adicionar os suportes automaticamente, vamos analisar o modelo e entender onde suportes podem ser necessários.
![imprimindo alien com resina](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-3.png)
Pontos onde certamente precisamos de suporte são ilhas. Ilhas são porções de material em uma determinada camada que não têm material ao longo de todo o caminho vertical até a mesa de impressão. Por exemplo, o cotovelo do Alien é uma ilha, pois se a impressão chegasse na camada correspondente ao cotovelo sem um suporte, faria uma cura de resina que não estaria ligada nem ao modelo, nem à mesa de impressão. Deslizando o seletor de camadas e posicionando-o em uma das primeiras camadas do cotovelo, isso pode ser visto claramente. Outro exemplo de ilha que necessitará de suporte é o pé direito do Alien. Podemos incluir o suporte na ilha manualmente, clicando no botão correspondente na parte direita da tela do Chitubox (Add Support) e clicando na ilha. O Chitubox vai criar o suporte e conectá-lo automaticamente a alguma parte do modelo ou à mesa de impressão. Uma possibilidade que automatiza o processo é clicar no botão +All, também na parte direita da tela. Vejam que uma grande quantidade de suportes é necessária para imprimir essa peça. O processo automático de inclusão de suportes não é perfeito e pode ser melhorado manualmente, com remoção de alguns desses suportes e adição de outros importantes.
![identificar onde incluir suportes](https://blog.3dfila.com.br/wp-content/uploads/2024/07/image-4.png)
Esse processo de escolha é bastante dependente do nível de experiência do usuário. Um bom procedimento para se identificar onde incluir suportes é procurar por ilhas com o seletor de camadas, e ver se há alguma onde o suporte não tenha sido automaticamente inserido, ou se os suportes inseridos pelo Chitubox parecem insuficientes.
E por hoje é isso, pessoal! Obrigado por nos acompanhar neste artigo, e divirta-se com suas impressões em resina!
Estou com um problema na colocação de suportes no Chitubox.
Quando dou o comando para colocar suporte manualmente, ele não gruda nas peças.
Chitubox 1.94 beta. O que eu uso.
Oi Ivan! Você já fez ajuste no diâmetro do contato? Você pode ainda usar a forma de contato tipo “espera” para te ajudar. Esta mesma peça já foi impressa com suportes automáticos?
Estou com um problema na colocação de suportes no Chitubox.
Quando dou o comando para colocar suporte manualmente, ele não gruda nas peças.
Chitubox 1.94 beta. O que eu uso.
Oi Ivan! Você já fez ajuste no diâmetro do contato? Você pode ainda usar a forma de contato tipo “espera” para te ajudar. Esta mesma peça já foi impressa com suportes automáticos?
o chitubox está calculando errado. Ex, no app calcula que o tempo será de 3h de impressão, mas quando salvo e coloco para imprimir esse valor de tempo praticamente dobra, ou seja, a impressão vai durar 6h. Sabemos que nas 1º camadas o tempo é maior e impressora intende que ira custar o mesmo tempo para o restante, mas realmente acaba sendo o tempo indicado de 6h na impressora. Como resolve esse problema, será que o cálculos como o volume de resina a ser gasto, o peso, o custo dessa quantidade de resina também sendo calculado errado?
Olá Moisés! Sua questão é muito pertinente! Você fez uma configuração com resolução superior à 0,05mm? Já identifiquei alguns casos em que o Chitubox mantém o cálculo de tempo para 0,05mm, apesar do usuário ter configurado para algo como 0,02mm na espessura de camada.
o chitubox está calculando errado. Ex, no app calcula que o tempo será de 3h de impressão, mas quando salvo e coloco para imprimir esse valor de tempo praticamente dobra, ou seja, a impressão vai durar 6h. Sabemos que nas 1º camadas o tempo é maior e impressora intende que ira custar o mesmo tempo para o restante, mas realmente acaba sendo o tempo indicado de 6h na impressora. Como resolve esse problema, será que o cálculos como o volume de resina a ser gasto, o peso, o custo dessa quantidade de resina também sendo calculado errado?
Olá Moisés! Sua questão é muito pertinente! Você fez uma configuração com resolução superior à 0,05mm? Já identifiquei alguns casos em que o Chitubox mantém o cálculo de tempo para 0,05mm, apesar do usuário ter configurado para algo como 0,02mm na espessura de camada.