Recuperação de Carros Antigos: Impressão 3D é a solução!

A recuperação de carros antigos é uma área onde a impressão 3D chega como solução - tanto para colecionadores quanto para as montadoras!

A recuperação de carros antigos é uma área que está crescendo e se destacando, da mesma forma que as dificuldades para os colecionadores destes carros em encontrar as peças certas também aumenta.

O fato da maioria das peças para estes carros já ter sido descontinuada de produção é uma informação importante e que torna mais difícil ainda encontrar estes itens.

E é neste ponto onde a impressão 3D pode atuar e inclusive já está atuando na recuperação de carros antigos.

Com a ajuda da modelagem computacional e da impressão 3D, colecionadores de carros antigos estão conseguindo virtualizar e produzir as peças corretas para os seus modelos diretamente nas suas garagens, fazendo com que carros parados sem poder funcionar retornem à ativa e rodem perfeitamente pelas ruas.

A impressão 3D e a recuperação de carros antigos

A restauração de carros antigos por muitos anos sofreu com a falta de peças e a descontinuação das mesmas. Além disso, muitas vezes os veículos também são considerados raros e isso faz com que as suas peças sejam ainda mais difíceis de encontrar.

Por isso as montadoras já estão adotando técnicas para fazer com que esse setor se sinta atendido e estes carros não fiquem mais parados em garagens e museus por falta de peças.

A BMW e a sua impressora 3D para reparo de peças

Dentre todas as montadoras, algumas já estão enfrentando o desafio e trazendo a impressão 3D e mantendo disponível para os seus clientes. A BMW lançou a Motorrad iParts, um centro de processamento para revendedores e clientes fabricarem as suas próprias peças sobressalentes quando necessário, podendo imprimir tanto peças plásticas quanto metálicas.

A BMW vai selecionar 250 concessionárias em todo o mundo para fornecer a Motorrad iParts e permitir que donos de motocicletas levem o equipamento consigo num compartimento especial da sua moto.

O centro de processamento conta com uma impressora que permite a fabricação e a usinagem de peças grandes e complexas. As peças menores podem ser fabricadas diretamente na impressora 3D, onde quer que o cliente esteja.

A impressora ainda conta com conexão com a internet e os dados do projeto e as especificações dos materiais necessários são enviados para a impressora 3d a partir da nuvem. Além disso, o usuário pode utilizar seu telefone celular, tablet ou PC. Outro ponto a favor da iParts 3D é que nela podem ser criadas peças metálicas e plásticas.

Porsche irá vender peças raras de carros produzidas a partir da impressão 3D

Além da BMW, a Porsche também está unindo a tecnologia de impressão 3D com a recuperação de carros antigos. Inicialmente, a montadora irá disponibilizar 9 tipos de peças raras — entre elas a embreagem do modelo 959, esportivo raro que teve apenas 292 unidades fabricadas pela Porsche.

Esta peça será feita a partir de metal derretido e terá o mesmo padrão de qualidade da peça original produzida entre 1986 e 1988.

A montadora alemã garantiu que a embreagem do 959 possui a mesma resistência à óleos, fluidos, combustível e calor, o que é um alívio para donos e restauradores de carros antigos que muitas vezes sofrem com a utilização de peças paralelas e que não oferecem o mesmo nível de resistência e acabamento das peças produzidas originalmente no ano do veículo.

A tecnologia de impressão 3D irá ser acionada caso o estoque da peça esteja baixo ou que já deixaram de ser fabricadas. Conforme foi dito, inicialmente irão ser produzidas 9 tipos de peças. Esse número pode chegar a 20 num futuro próximo, de acordo com a demanda por esse tipo de peça.

Outro ponto importante é que todas as peças são feitas utilizando os seus modelos e moldes originais que foram feitos para as peças que antes estavam em estoque.

A Porsche irá recorrer para a fabricação a partir da impressão 3D as peças que já são consideradas caras demais para continuarem sendo produzidas a partir do processo tradicional de fabricação.

Réplica do Ford Shelby feita totalmente com impressão 3D

Além da restauração e recuperação de carros antigos, a impressão 3D também está auxiliando na fabricação de réplicas de carros raros e clássicos.

A Oak Ridge National Lab, um instituto de pesquisa e desenvolvimento de inovações em tecnologia nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver uma réplica em escala do Shelby Cobra feita totalmente em impressão 3D.

Esta réplica levou seis semanas para ficar pronta e contou também com o acabamento das peças feitas em impressão 3D. Outras partes como freios, suspensão, motor elétrico e itens como volantes, bancos e painel ainda não podem ser totalmente fabricados a partir da manufatura aditiva e foram colocados no veículo após a sua confecção.

Impressão 3D e os seus campos de atuação

Todos os cases anteriores demonstram o poder da impressão 3D, que pode vir como um fator decisivo em diversas áreas. A recuperação de carros antigos está sendo uma área onde todo esse poder de transformação é muito bem vindo pois dá mais uma opção num mercado cada vez mais escasso de peças e componentes de reposição.

Continue acompanhando nossas publicações e saiba mais sobre todos os campos de atuação da impressão 3D, como a recuperação de carros antigos e a fabricação de peças raras!

E você, tem mais alguma área de atuação interessante da impressão 3D? Comente aqui embaixo!

2 comentários

    • Oi Nuno, modeladores fazem estas peças. Hoje até mesmo IA (inteligência artificial) já consegue fazer muita coisa para você. Mas também já existem muitos modelos gratuitos ou pagos disponíveis para impressão. Dê uma olhada nestes repositórios em nosso outro artigo sobre modelos 3d para baixar. Certamente você poderá encontrar algo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *