Cura 3D: 5 plugins indispensáveis para as suas impressões

Quer aprimorar os seus trabalhos no Cura 3D? Confira alguns plugins que irão revolucionar as suas impressões daqui para frente!


Antes de mais nada, se você é principiante e está começando agora com a Impressão 3D, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o Ultimaker Cura. Depois retorne para aprender mais sobre estes ótimos plugins.

Nos últimos anos, o Cura 3D evoluiu muito, ganhando recursos e tendo uma sólida ajuda dos especialistas da área para criar recursos inovadores. Foi então que novos plugins começaram a ser desenvolvidos para o software — que, para boa parte dos profissionais do setor, é o melhor existente no universo da impressão 3D.

O mais interessante, é que não apenas o time da Ultimaker vem adicionando funcionalidades extras, como também, os próprios usuários participam desse processo. Diante disso, o fabricante decidiu incluir a atuação de todos os interessados por meios dos plugins, os famosos “complementos”. Basicamente, eles atuam como partículas, capazes de unir ao software as funções recém-lançadas e específicas. O mais interessante é que, em boa parte dos casos, isso pode ser feito sem a necessidade de atualizar o fatiador. Mas afinal, quais são os melhores plugins do momento e quais as suas finalidades? É o que te contamos neste post. Confira!

1. Cylindric Custom Support

Ao selecionar o Cylindric Custom Support, você conseguirá adicionar suportes cilíndricos, cúbicos e personalizados. Originalmente, o recurso foi baseado no código do plugin Support Eraser, do Ultimaker BV. Mas, em vez de desenvolver um cubo do tipo “anti_overhang_mesh”, essa opção conta com a possibilidade de definir um elemento “support_mesh” e com medidas exclusivas. Com esse plugin para Cura 3D, você ainda conseguirá: 

  • definir o cilindro ou quadrado personalizado por dois pontos de apoio; 
  • definir o tamanho do suporte
  • visualizar o apoio na altura total; 
  • adicionar um ângulo para obter o suporte cônico. 

2. Settings Guide

Outro plugin incrível é o Settings Guide. Basicamente, esse recurso é um guia ilustrado, que disponibiliza explicações adicionais — com imagens e animações – para inúmeras configurações do software

A opção é indicada para pessoas que desconhecem o significado de determinados parâmetros e as suas finalidades. Assim, basta clicar com o botão direito no parâmetro (configuração) e aparecerá a opção Settings Guide , a ferramenta servirá como um verdadeiro guia de referência, explicando com riqueza de detalhes toda e qualquer função do Cura 3D. Inclusive, ele conta com um recurso especial para auxiliar na resolução de problemas com a tecnologia, sem que seja necessário entrar em sites ou blogs para encontrar boas soluções. 

3. Automatic Slicing Toggle

O Automatic Slicing Toggle é um plugin que adiciona um botão de “pausa/retomada” para o autoslicing. Esse recurso pode ser encontrado na barra lateral do Cura 3D. Na prática, a função tem o mesmo efeito de quando alteramos a caixa de seleção “Slice automatically when changing settings”, localizada no Painel Geral de suas preferências. 

4. X3GWriter

Essa ferramenta foi criada com o propósito de permitir que as suas fatias sejam salvas como um arquivo X3G, oferecendo um bom suporte às impressoras que leem esse tipo de formato. Esse é o caso da Malyan, Makerbot e demais equipamentos baseados em Sailfish. Durante o processo, o plugin utiliza a saída normal do código G do software e, em seguida, a converte utilizando GPX para o formato X3G. 

5. FreeCAD integration

O FreeCAD é um plugin capaz de executar comandos em segundo plano, para assim, converter o arquivo de modo automático e abri-lo diretamente no Ultimaker Cura. Atualmente, somente o formato de arquivo FreeCADs é compatível com o recurso, mas alguns desenvolvedores já estão testando novos formatos para facilitar esse trabalho. Vale experimentar!

E então, o que achou de conhecer os plugins indispensáveis para o Cura 3D? Aproveite para conferir um vídeo que separamos especialmente sobre o tema:

Se gostou, não deixe de curtir o post e compartilhá-lo em suas redes sociais. Os seus contatos vão gostar de absorver esse tipo de informação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *