UVTools – Dominando o Mapeamento UV no Blender

O UVTools é um complemento essencial para os usuários do Blender que buscam aprimorar suas habilidades de mapeamento UV. Com uma ampla gama de recursos projetados para melhorar o fluxo de trabalho e otimizar a criação de mapas UV, o UVTools é uma ferramenta valiosa tanto para iniciantes quanto para artistas experientes. Neste artigo informativo, abordaremos os poderosos recursos do UVTools, fornecendo instruções passo a passo, exemplos e capturas de tela para ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta ferramenta notável.

Ah, antes de mais nada, este não é um programa para importar arquivo STL. Você trabalha a partir de arquivos já fatiados, como CTB ou imagens 2D. Ou seja, você vai melhorar o projeto que já estava pronto para imprimir, mas pode ser melhorado ou “consertado”!

Download

O download do projeto pode ser feito no próprio GitHub, mas você pode fazer a instalação e download diretamente a partir de um comando simples no Windows.

Instalação no Windows (package manager):

Basta digitar a seguinte linha no “pesquisar” ou então acessar o aplicativo “prompt de comando” e executar.

  • winget install -e --id PTRTECH.UVtools
Instalação UVtools Windows

Desfazendo Malhas com UVTools

Um dos aspectos mais cruciais do mapeamento UV é desembrulhar malhas, que consiste em converter um objeto 3D em uma representação plana e 2D para criação de texturas e outras aplicações de materiais. O UVTools simplifica esse processo, tornando-o eficiente e fácil de usar.

  1. Selecione o objeto que deseja desembrulhar no Blender.
  2. Localize o painel UVTools, geralmente encontrado na área de trabalho de Edição UV.
  3. Clique no botão ‘Desfazer’ ou Unwrap.

O software gerará automaticamente um novo mapa UV para o seu objeto, que poderá ser modificado e refinado conforme necessário.

Criando (wrap) UVs para Layout Otimizado

O recurso de empacotamento do UVTools oferece uma excelente maneira de otimizar os layouts de UV em um mapa de textura, reduzindo o espaço desperdiçado e tornando o mapa mais fácil de gerenciar.

  1. Selecione os objetos com os UVs que deseja empacotar.
  2. No painel UVTools, clique no botão ‘Empacotar UVs’.

O UVTools organizará de forma inteligente os UVs no mapa de textura, resultando em um layout otimizado com espaço mínimo desperdiçado.

Alinhando, Dimensionando e Rotacionando UVs

O UVTools também oferece ferramentas essenciais para alinhar, dimensionar e rotacionar UVs, que são cruciais para personalizar e aperfeiçoar os layouts UV.

  1. Na área de trabalho de Edição UV, selecione os UVs que deseja modificar.
  2. Use o painel UVTools para acessar a operação desejada:
    • Alinhar: clique no botão ‘Alinhar’ e escolha o eixo desejado (horizontal ou vertical) para alinhar os UVs de acordo.
    • Dimensionar: clique no botão ‘Dimensionar’ e insira o fator de dimensionamento desejado, ou use as alças no editor UV para dimensionar manualmente.
    • Rotacionar: clique no botão ‘Rotacionar’ e insira o ângulo de rotação desejado, ou use as alças no editor UV para rotacionar manualmente.

Outras Funcionalidades Notáveis

O UVTools possui uma série de recursos adicionais que o tornam uma solução abrangente para o mapeamento UV no Blender. Estes incluem:

  • Endireitando UVs: alinhe ilhas de UV ou vértices individuais ao longo de uma linha reta, simplificando layouts de UV complexos.
  • Ferramentas de seleção de UV: aprimore as capacidades de seleção com opções para selecionar UVs por elemento, casca ou face.
  • Fixação de UV: fixe vértices específicos para travar sua posição durante o desembrulhamento, permitindo maior controle e personalização.
Tela inicial UVTools com peça já fatiada.

Todos os recursos disponíveis

  • Visualize, modifique e extraia camada por camada
  • Visualize, modifique e extraia miniaturas
  • Exportar arquivo para uma pasta
  • Visualize e edite todas as propriedades/configurações usadas
  • Muitas ferramentas para mutar e filtrar camadas
  • Verifique se há problemas e repare/remova-os conforme possível:
    • ilhas
    • Saliências
    • Armadilhas de resina
    • Ventosas
    • Limites tocantes
    • Altura de impressão
    • Camadas vazias
  • Sugestões e correções automáticas:
    • Altura da camada
    • Contagem da camada inferior
    • Tempo de espera antes da cura
    • Tempo de espera após a cura
    • Contagem de camada de transição
    • Posição do modelo
  • Converter formato para outro formato
  • Testes de calibração
  • Portátil (não requer instalação)

Formatos de arquivos compatíveis

  • Anet N4
  • Anet N7
  • CBDDLP (Chitubox)
  • CTB (Chitubox)
  • CWS (NovaMaker)
  • CXDLP (Creality Box)
  • DL2P (Oficina de Fótons)
  • DLP (Oficina de Fótons)
  • FDG (Voxelab)
  • Flashforge SVGXName
  • GOO (Elegoo)
  • GR1 (Oficina GR1)
  • Arquivos de imagem (png, jpg, jpeg, jp2, tif, bmp, pbm, pgm, ras, sr)
  • JXS (GKone Slicer)
  • LGS (mais laranja 10)
  • LGS120 (mais laranja 120)
  • LGS30 (mais laranja 30)
  • LGS4K (mais laranja 4K e mono)
  • MDLP (Makerbase MKS-DLP v1)
  • OSF (Vlare Open File Format)
  • Fóton (Chitubox)
  • Fótons (Chitubox)
  • PHZ (Chitubox)
  • PM3 (Oficina de Fótons)
  • PM3M (Oficina de Fótons)
  • PM3R (Oficina de Fótons)
  • PMX2 (Oficina de Fótons)
  • PW0 (Oficina de Fótons)
  • PWC (Oficina de Fótons)
  • PWMA (Oficina de Fótons)
  • PWMB (Oficina de Fótons)
  • PWMO (Oficina de Fótons)
  • PWMS (Oficina de Fótons)
  • PWMX (oficina de fótons)
  • PWS (Oficina de Fótons)
  • PWSQ (Workshop de Fótons)
  • PWX (Oficina de Fótons)
  • RGB.CWS (Nova Bene4 Mono / Elfin2 Mono SE)
  • SL1 (PrusaSlicer)
  • SL1S (PrusaSlicer)
  • UVJ (formato de arquivo Zip para manipulação manual)
  • VDA.ZIP (Aditivo Voxeldance)
  • VDT (Voxeldance Tango)
  • XML.CWS (Wanhao Workshop)
  • ZCode (UnizMaker)
  • ZCodex (Z-Suite)
  • Zip (Chitubox)
  • ZIP (Generic / Phrozen Zip)

Impressão 3D

O UVTools oferece diversos benefícios para os usuários de impressoras 3D, ajudando a aprimorar e otimizar o processo de criação de modelos 3D texturizados. Alguns dos benefícios incluem:

  1. Melhoria na qualidade das texturas: O UVTools permite um mapeamento UV mais preciso e eficiente, resultando em texturas de melhor qualidade e aparência mais realista nos modelos 3D impressos.
  2. Otimização do fluxo de trabalho: Com suas diversas ferramentas e recursos, o UVTools ajuda a otimizar o fluxo de trabalho ao criar mapas UV, permitindo que os artistas e designers trabalhem de forma mais rápida e eficiente.
  3. Redução do desperdício de material: Ao empacotar e otimizar os layouts UV com o UVTools, os usuários podem reduzir o espaço desperdiçado nos mapas de textura, o que pode levar a uma utilização mais eficiente dos materiais de impressão.
  4. Maior controle e personalização: Com recursos como alinhamento, dimensionamento, rotação e fixação de UVs, os usuários têm maior controle sobre o mapeamento UV, permitindo a criação de modelos 3D mais personalizados e detalhados.
  5. Facilita a aprendizagem e aprimoramento de habilidades: O UVTools é uma ferramenta valiosa tanto para iniciantes quanto para artistas experientes, oferecendo recursos que facilitam o aprendizado e aprimoramento das habilidades de mapeamento UV.
  6. Para Impressão com Resina 3DUVTools ajuda a identificar ilhas e buracos que podem criar sucção durante a impressão, melhorando a qualidade e a taxa de sucesso das impressões.

Conclusão

O UVTools é uma adição inestimável ao conjunto de ferramentas de qualquer usuário do Blender, oferecendo um conjunto poderoso e versátil de recursos para simplificar e aprimorar o processo de mapeamento UV. Se você é um iniciante buscando desenvolver suas habilidades ou um artista experiente procurando otimizar seu fluxo de trabalho, o UVTools é uma ferramenta indispensável para trabalhar com mapas UV no Blender. Baixe e instale o programa hoje e libere todo o potencial do mapeamento UV no Blender.

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