UVTools – Dominando o Mapeamento UV no Blender
O UVTools é um complemento essencial para os usuários do Blender que buscam aprimorar suas habilidades de mapeamento UV. Com uma ampla gama de recursos projetados para melhorar o fluxo de trabalho e otimizar a criação de mapas UV, o UVTools é uma ferramenta valiosa tanto para iniciantes quanto para artistas experientes. Neste artigo informativo, abordaremos os poderosos recursos do UVTools, fornecendo instruções passo a passo, exemplos e capturas de tela para ajudá-lo a aproveitar ao máximo esta ferramenta notável.
Conteúdo
Ah, antes de mais nada, este não é um programa para importar arquivo STL. Você trabalha a partir de arquivos já fatiados, como CTB ou imagens 2D. Ou seja, você vai melhorar o projeto que já estava pronto para imprimir, mas pode ser melhorado ou “consertado”!
Download
O download do projeto pode ser feito no próprio GitHub, mas você pode fazer a instalação e download diretamente a partir de um comando simples no Windows.
Instalação no Windows (package manager):
Basta digitar a seguinte linha no “pesquisar” ou então acessar o aplicativo “prompt de comando” e executar.
winget install -e --id PTRTECH.UVtools
Desfazendo Malhas com UVTools
Um dos aspectos mais cruciais do mapeamento UV é desembrulhar malhas, que consiste em converter um objeto 3D em uma representação plana e 2D para criação de texturas e outras aplicações de materiais. O UVTools simplifica esse processo, tornando-o eficiente e fácil de usar.
- Selecione o objeto que deseja desembrulhar no Blender.
- Localize o painel UVTools, geralmente encontrado na área de trabalho de Edição UV.
- Clique no botão ‘Desfazer’ ou Unwrap.
O software gerará automaticamente um novo mapa UV para o seu objeto, que poderá ser modificado e refinado conforme necessário.
Criando (wrap) UVs para Layout Otimizado
O recurso de empacotamento do UVTools oferece uma excelente maneira de otimizar os layouts de UV em um mapa de textura, reduzindo o espaço desperdiçado e tornando o mapa mais fácil de gerenciar.
- Selecione os objetos com os UVs que deseja empacotar.
- No painel UVTools, clique no botão ‘Empacotar UVs’.
O UVTools organizará de forma inteligente os UVs no mapa de textura, resultando em um layout otimizado com espaço mínimo desperdiçado.
Alinhando, Dimensionando e Rotacionando UVs
O UVTools também oferece ferramentas essenciais para alinhar, dimensionar e rotacionar UVs, que são cruciais para personalizar e aperfeiçoar os layouts UV.
- Na área de trabalho de Edição UV, selecione os UVs que deseja modificar.
- Use o painel UVTools para acessar a operação desejada:
- Alinhar: clique no botão ‘Alinhar’ e escolha o eixo desejado (horizontal ou vertical) para alinhar os UVs de acordo.
- Dimensionar: clique no botão ‘Dimensionar’ e insira o fator de dimensionamento desejado, ou use as alças no editor UV para dimensionar manualmente.
- Rotacionar: clique no botão ‘Rotacionar’ e insira o ângulo de rotação desejado, ou use as alças no editor UV para rotacionar manualmente.
Outras Funcionalidades Notáveis
O UVTools possui uma série de recursos adicionais que o tornam uma solução abrangente para o mapeamento UV no Blender. Estes incluem:
- Endireitando UVs: alinhe ilhas de UV ou vértices individuais ao longo de uma linha reta, simplificando layouts de UV complexos.
- Ferramentas de seleção de UV: aprimore as capacidades de seleção com opções para selecionar UVs por elemento, casca ou face.
- Fixação de UV: fixe vértices específicos para travar sua posição durante o desembrulhamento, permitindo maior controle e personalização.
Todos os recursos disponíveis
- Visualize, modifique e extraia camada por camada
- Visualize, modifique e extraia miniaturas
- Exportar arquivo para uma pasta
- Visualize e edite todas as propriedades/configurações usadas
- Muitas ferramentas para mutar e filtrar camadas
- Verifique se há problemas e repare/remova-os conforme possível:
- ilhas
- Saliências
- Armadilhas de resina
- Ventosas
- Limites tocantes
- Altura de impressão
- Camadas vazias
- Sugestões e correções automáticas:
- Altura da camada
- Contagem da camada inferior
- Tempo de espera antes da cura
- Tempo de espera após a cura
- Contagem de camada de transição
- Posição do modelo
- Converter formato para outro formato
- Testes de calibração
- Portátil (não requer instalação)
Formatos de arquivos compatíveis
- Anet N4
- Anet N7
- CBDDLP (Chitubox)
- CTB (Chitubox)
- CWS (NovaMaker)
- CXDLP (Creality Box)
- DL2P (Oficina de Fótons)
- DLP (Oficina de Fótons)
- FDG (Voxelab)
- Flashforge SVGXName
- GOO (Elegoo)
- GR1 (Oficina GR1)
- Arquivos de imagem (png, jpg, jpeg, jp2, tif, bmp, pbm, pgm, ras, sr)
- JXS (GKone Slicer)
- LGS (mais laranja 10)
- LGS120 (mais laranja 120)
- LGS30 (mais laranja 30)
- LGS4K (mais laranja 4K e mono)
- MDLP (Makerbase MKS-DLP v1)
- OSF (Vlare Open File Format)
- Fóton (Chitubox)
- Fótons (Chitubox)
- PHZ (Chitubox)
- PM3 (Oficina de Fótons)
- PM3M (Oficina de Fótons)
- PM3R (Oficina de Fótons)
- PMX2 (Oficina de Fótons)
- PW0 (Oficina de Fótons)
- PWC (Oficina de Fótons)
- PWMA (Oficina de Fótons)
- PWMB (Oficina de Fótons)
- PWMO (Oficina de Fótons)
- PWMS (Oficina de Fótons)
- PWMX (oficina de fótons)
- PWS (Oficina de Fótons)
- PWSQ (Workshop de Fótons)
- PWX (Oficina de Fótons)
- RGB.CWS (Nova Bene4 Mono / Elfin2 Mono SE)
- SL1 (PrusaSlicer)
- SL1S (PrusaSlicer)
- UVJ (formato de arquivo Zip para manipulação manual)
- VDA.ZIP (Aditivo Voxeldance)
- VDT (Voxeldance Tango)
- XML.CWS (Wanhao Workshop)
- ZCode (UnizMaker)
- ZCodex (Z-Suite)
- Zip (Chitubox)
- ZIP (Generic / Phrozen Zip)
Impressão 3D
O UVTools oferece diversos benefícios para os usuários de impressoras 3D, ajudando a aprimorar e otimizar o processo de criação de modelos 3D texturizados. Alguns dos benefícios incluem:
- Melhoria na qualidade das texturas: O UVTools permite um mapeamento UV mais preciso e eficiente, resultando em texturas de melhor qualidade e aparência mais realista nos modelos 3D impressos.
- Otimização do fluxo de trabalho: Com suas diversas ferramentas e recursos, o UVTools ajuda a otimizar o fluxo de trabalho ao criar mapas UV, permitindo que os artistas e designers trabalhem de forma mais rápida e eficiente.
- Redução do desperdício de material: Ao empacotar e otimizar os layouts UV com o UVTools, os usuários podem reduzir o espaço desperdiçado nos mapas de textura, o que pode levar a uma utilização mais eficiente dos materiais de impressão.
- Maior controle e personalização: Com recursos como alinhamento, dimensionamento, rotação e fixação de UVs, os usuários têm maior controle sobre o mapeamento UV, permitindo a criação de modelos 3D mais personalizados e detalhados.
- Facilita a aprendizagem e aprimoramento de habilidades: O UVTools é uma ferramenta valiosa tanto para iniciantes quanto para artistas experientes, oferecendo recursos que facilitam o aprendizado e aprimoramento das habilidades de mapeamento UV.
- Para Impressão com Resina 3D o UVTools ajuda a identificar ilhas e buracos que podem criar sucção durante a impressão, melhorando a qualidade e a taxa de sucesso das impressões.
Conclusão
O UVTools é uma adição inestimável ao conjunto de ferramentas de qualquer usuário do Blender, oferecendo um conjunto poderoso e versátil de recursos para simplificar e aprimorar o processo de mapeamento UV. Se você é um iniciante buscando desenvolver suas habilidades ou um artista experiente procurando otimizar seu fluxo de trabalho, o UVTools é uma ferramenta indispensável para trabalhar com mapas UV no Blender. Baixe e instale o programa hoje e libere todo o potencial do mapeamento UV no Blender.