Tudo sobre: Filamento Tritan HT

Nesse artigo você encontrará todas informações que você precisa saber sobre como imprimir com Filamento Tritan HT . Aproveite para conhecer as particularidades do filamento Tritan, suas indicações e diferenciais no mercado. Você não vai se arrepender!

O que é o Filamento Tritan HT?

Produzido a partir de copoliéster durável, ele é extremamente resistente e não quebradiço, contudo, pode ser arranhado com certa facilidade.

Com estabilidade excepcional e alta fusão, este filamento entrega recursos avançados para criar peças 3D. Além disso, proporciona itens com ainda mais detalhes e força, além de uma baixa emissão de partículas.

Tritan HT tem baixo odor e não possui estireno em sua composição e bpa-free. Com os filamentos 3D Tritan HT é possível imprimir itens mais funcionais que precisam ser mais duráveis, mais eficientes e atrativos. Com Tg acima de 100⁰C, prototipação passa a ser realmente funcional.

As Principais Características do Tritan HT:

Alta resistência a temperatura

Uma das características mais importantes do filamento Tritan é a sua elevada resistência à temperatura de 100⁰C. Isto significa que suas impressões 3D agora não se deformarão facilmente com temperaturas mais elevadas.

Também usam o Tritan HT para construção de peças que precisam ser usadas em auto-claves: (*condições específicas podem ser aplicadas – contudo é recomendado a realização de testes antes de colocar em produção)

Este filamento 3D foi projetado para trabalhar com a maioria das impressoras 3D, inclusive impressoras abertas, como Ender 3, Longer e Anycubic.

Desta forma, é um material que consegue obter grandes características de robustez, mas ainda com a facilidade de impressão que os filamentos de Nylon não possuem. Por sua vez, os filamentos de Nylon disponíveis no mercado, na data em que este artigo foi publicado, possuem grande dificuldade devido a absorção rápida de umidade.

Empresas de carros usam o filamento 3D Tritan HT nos sistemas de escapamento e outras partes que precisam estar próximas do motor.

Material resistente = peças resistentes

Tritan HT é ideal para usuários avançados de impressão 3D, especialmente aqueles que precisam que suas peças apresentem excelente durabilidade, dureza e resistência à temperatura.  Tem excelente aderência entre as camadas e resistência à tração.

Devido à sua natureza durável, os filamentos 3d fila Tritan HT serão uma ótima escolha para fazer suas próprias ferramentas, podendo ser peças customizadas para uma linha de produção ou melhoria para sua oficina, este material será exclusivo para o seu trabalho.

Apresenta excelente aderência à mesa; 

Adere fácil entre as camadas; 

Conta com tecnologia FDM; 

Mais flexível que o ABS ou PLA convencional; 

Preço razoável ($$$). 

Qual a diferença do Tritan para outros tipos de filamento?

O filamento Tritan possui algumas características que fazem com que ele se destaque no mercado. A primeira, diz respeito a sua capacidade de impacto e resistência, que são bem elevadas. 

O mesmo vale para a sua resistência química. Maior do que muitas opções disponíveis, esse detalhe permite que as peças produzidas em Tritan possam ser higienizadas, até mesmo, em máquinas de lava-louças. 

Já em elementos de paredes espessas, essa opção se mostra mais transparente em comparação ao PETG. Podemos dizer que ambos são pesados, livres de BPA, halógenos e estirênicos. 

Entre os profissionais, o filamento Tritan ficou famoso pela sua resistência térmica, que é uma das mais potentes — chegando até 110 ºC — o ABS, fica atrás, suportando 95 ºC. 

Onde usar o filamento Tritan?

Como mencionado, o filamento Tritan é bem resistente, conseguindo lidar bem com a pressão e as altas temperaturas. Fato que permite o seu uso nos setores de engenharia, indústria automotiva, química, aeroespacial e médica, especialmente, aqueles com foco na produção de peças mecânicas. 

E mais: o material ainda pode ser aproveitado para imprimir itens grandes, principalmente, porque ele conta com baixíssima concentração e pouco warping. 

Você pode estar se perguntando quem deve usar o Tritan HT 3D Fila e para responder a essa pergunta, destacamos algumas áreas baixo.

Automotiva

A combinação única de filamentos 3d fila Tritan HT de alta dureza e resistência à temperatura torna este material adequado para aplicações do mundo real em indústrias como automotiva.

Seja imprimindo peças usadas no compartimento de motor ou nos suportes funcionais e outras braçadeiras, já que suas características mecânicas duráveis permanecem ao longo do tempo.

Prototipagem funcional

Nós acreditamos que muitas outras aplicações serão desenvolvidas nesta área. Podendo ser uma case para partes eletrônicas ou um headphone que precisam de estabilidade e resistência adequadas ao calor.

Como Imprimir com o Tritan?

Apesar de podermos dizer que a impressão com este material é mais fácil do que a impressão com Nylon, o Tritan ainda exige uma sensibilidade ou um pouco mais de experiência do operador.

A princípio, para prevenir contra o empenamento (warping), recomendamos usar mesa aquecida em 110 graus ºC (reais), e em alguns casos é necessária a combinação com algum tipo de mesa especial. É importante saber que mesas do tipo PEI podem gerar uma aderência além no desejado, então tome cuidado.

Além disso, para conseguir as melhores impressões de qualquer filamento 3D, é importante configurar o fatiador corretamente para cada material. Por isso, neste artigo falaremos um pouco sobre as principais configurações e valores iniciais para várias impressoras.

Mesa aquecida

Como já informado, para o filamento Tritan HT é recomendado a impressão com mesa aquecida, principalmente de objetos maiores, com o objetivo de prevenir problemas com empenamento (warping). Além disso, é importante que a primeira camada fique muito bem feita, pois com isso você não terá problemas com delaminação deste material, já que ele possui grande fusão entre as camadas.

Para as impressoras 3D com mesa de vidro, estas devem trabalhar com temperaturas entre 110ºC e 120º C. E quanto a impressão de objetos grandes, sendo estes acima de 15cmx15cm (225cm2) de área, pode ser recomendada uma mesa especial. De qualquer forma, uma impressora fechada também pode ajudar neste processo de impressão.

Ventilação

Para conseguir melhores resultados e peças mais fortes, é recomendado a impressão sem ventilação forçada. No entanto, se a sua peça possui overhangs ou partes com pontas, pode ser necessária alguma ventilação, porém utilize-a com moderação. Você pode ainda ligar a ventilação apenas em linhas de perímetro (Externas), desta forma é garantido que o preenchimento mantenha uma maior fusão entre as camadas.

Tempo mínimo de camada

Sempre que ajustes forem necessários, pense em diminuir o tempo mínimo por camada, para que cada camada tenha tempo suficiente para resfriamento e tenha melhor aderência. Este tempo dependerá da geometria da sua peça e do material.

Temperatura de impressão e extrusão

Como para qualquer filamento 3D, a temperatura que devemos configurar depende da altura de camada e velocidade de impressão.

O fluxo de material em mm3/s igual (tamanho de camada * diâmetro do bico) * velocidade de impressão

Quando consideramos configurações padrões como 0,2mm de altura de camada e velocidade de impressão de 50mm/s, recomendamos que para a maioria das impressoras esquente seus bicos entre 260ºC e 208 ºC. Já em 0,1mm e 50mm/s é possível usar temperaturas mais baixas, algo entre 250 ºC e 270 ºC. Dessa forma, menores camadas exigem menores temperaturas, uma vez que você trabalha com menos material por camada.

Imprimindo pontes

Quando suas impressões exigirem pontes e não for possível usar suportes, tente usar o recurso de bridge/ponte do seu fatiador com ventilação forçada em 100% para as primeiras linhas impressas. Dessa forma, elas farão papel de suporte para as próximas. Contudo, não se esqueça de diminuir a velocidade de impressão durante a impressão das pontes.

Se você observar que as pontes estão quebrando durante a impressão, tente aumentar o fluxo de filamento ou aumentar o parâmetro “largura do perímetro” da ponte (bridge petimetre width).

Retração

Como ponto de partida, você poderá utilizar valores parecidos com os que são usados para o filamento PLA na maioria das impressoras 3D. Provavelmente você fará pequenos incrementos em velocidade e comprimento.

Se o seu fatiador tiver o recurso de “Coasting” não deixe de fazer sua ativação. Esse recurso tem como objetivo parar o fluxo de material um pouco antes da movimentação do cabeçote (travel), com isso ocorre um alívio na pressão no hot-end, ajudando assim no processo de retração.

Transparência e translucidez

O filamento 3D Tritan HT é extremamente translúcido e permite a impressão de lindas peças e aplicações que exigem a observação interna ou através. De maneira geral, para conseguir melhor transparência, é necessário dosar a maior temperatura com a menor velocidade, resultando no tempo de residência do material no hot-end.

Dessa forma, quanto maior a temperatura, maior a transparência, até o limite em que você passa a obter pequenas bolhas ou um material amarelado.

E o mesmo ocorre para a velocidade de impressão, quanto menor a velocidade, maior a transparência. Se você estiver imprimindo com alta velocidade ou baixa temperatura continuará a observar linhas brancas.

Experimente imprimir sem ventilação, altura de camada de 0,1mm e 20mm/s com preenchimento (infill) de 100%. Além disso, utilizar bicos maiores, como 0,8mm, também podem ajudar a garantir sua transparência.

Elasticidade

Um parâmetro importante para os termoplásticos é o Módulo de Elasticidade. Ele descreve a relação entre a tensão (força aplicada) e a deformação (alteração na forma) sob tensão de tração, oferecendo uma ideia de quão resistente o material é à deformação elástica quando submetido a carga.

O módulo de elasticidade do Tritan para os métodos de teste ASTM D 638 e ISO 527 tem valores típicos respectivamente de 1540 MPa (2.25 x 10^5 psi) e 1538 MPa.

Dica extra: 

Antes de escolher a temperatura, sempre analise a velocidade da impressora e, se possível, confira diretamente com o fabricante qual é o nível máximo que a sua máquina suporta.

Outro detalhe relevante é que o filamento Tritan exige uma temperatura de extrusão alta. Logo, esse ponto pode ser visto como um empecilho para as impressoras 3D com Tubo Teflon, já que esse tipo de material apresenta baixa resistência térmica. 

Não tem segredo: com esses passos, você conseguirá usar o filamento Tritan com eficiência e praticidade. Se gostou acompanhe outras dicas como estas no nosso Instagram. Nos encontramos lá!

2 comentários

    • Oi Silvio! Agradecemos pelo feedback! Atualizamos o artigo. O módulo de elasticidade do Tritan para os métodos de teste ASTM D 638 e ISO 527 tem valores típicos respectivamente de 1540 MPa (2.25 x 10^5 psi) e 1538 MPa. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *