Teste Real de Filamentos 3D: Qual Sobrevive ao Calor Dentro do Carro?
Se você já tentou imprimir peças em 3D para o seu carro e viu elas derreterem em dias quentes, este artigo vai esclarecer tudo! Hoje, exploramos um teste prático que revelou quais filamentos de impressão 3D conseguem sobreviver às altas temperaturas dentro de um carro.
Conteúdo
O experimento foi conduzido pelo canal My Tech Fun, onde Igor, o apresentador, testou sete tipos diferentes de filamentos impressos em 3D dentro de um carro estacionado sob o sol, por 10 dias consecutivos, com temperaturas internas chegando a 69°C. Neste artigo, vamos analisar esses testes e mostrar quais materiais resistem e quais falham sob calor extremo.
Por que Testar Filamentos Dentro do Carro?
Carros estacionados sob o sol podem atingir temperaturas internas muito altas, especialmente em dias de verão. Se você deseja criar acessórios personalizados para o interior do seu veículo, como suportes, adaptadores ou porta-objetos, é crucial escolher o material certo. Filamentos como PLA, PETG, ABS, ASA e Nylon possuem diferentes resistências ao calor, e o teste real feito no canal My Tech Farm foi projetado para avaliar como cada um deles se comporta sob essas condições extremas.
O Experimento: Como Foi Feito?
Igor preparou peças impressas em 3D com os seguintes materiais: PLA+, HT PLA, PolyLite PLA, PETG, ABS, ASA e Nylon. Todas as peças foram colocadas no painel de um carro, expostas ao calor interno, que atingiu picos de 69°C durante o dia. Para monitorar a variação de temperatura, ele criou um datalogger baseado em Arduino. Os resultados foram surpreendentes e, em alguns casos, decepcionantes.
As peças foram impressas com 2 perímetros e 20% de preenchimento, o que simulou a fabricação de objetos funcionais com resistência mínima. Além disso, pequenas porcas de metal foram colocadas sobre as peças para simular uma carga, intensificando o desafio térmico.
Quais Filamentos Foram Testados?
1. PLA+
O PLA (ácido polilático) é um dos filamentos mais populares por sua facilidade de uso, mas também é conhecido por sua baixa resistência ao calor. No teste, todas as variações de PLA falharam já no primeiro dia, deformando completamente com o calor.
Conclusão: Não recomendado para peças automotivas.
2. HT PLA
O HT PLA (PLA de alta temperatura) prometia ser uma versão mais resistente ao calor do PLA comum. Apesar da promessa de suportar até 100°C, o teste mostrou que ele não foi páreo para as altas temperaturas do carro, deformando rapidamente.
Conclusão: Não resistiu ao calor intenso.
3. PolyLite PLA
Uma variante da Polymaker, o PolyLite PLA foi testado, mas teve desempenho similar ao PLA comum e HT PLA, deformando logo no início do experimento.
Conclusão: Não recomendado para uso dentro de carros.
4. PETG
O PETG (glicol modificado de polietileno tereftalato) é conhecido por sua resistência moderada ao calor e facilidade de impressão. No teste, ele começou a deformar após alguns dias, mas aguentou mais tempo que o PLA.
Conclusão: Pode ser usado em áreas do carro que não fiquem expostas diretamente ao sol, mas não é ideal para altas temperaturas.
5. ABS
O ABS (acrilonitrila butadieno estireno) é amplamente utilizado na indústria automotiva. No teste, ele demonstrou uma excelente resistência ao calor, suportando temperaturas de até 90°C antes de mostrar sinais de deformação.
Conclusão: Forte candidato para peças automotivas, especialmente em áreas com alta exposição ao calor.
6. ASA
O ASA (acrilonitrila estireno acrilato) é uma versão aprimorada do ABS, com maior resistência aos raios UV. Durante o teste, o ASA manteve-se firme, sem deformações significativas, provando ser uma excelente opção para peças expostas ao sol.
Conclusão: Ideal para aplicações automotivas, especialmente em áreas expostas à luz solar direta.
7. Nylon
O Nylon foi o grande vencedor do teste. Apesar de ser um material mais difícil de imprimir, ele não apresentou nenhuma deformação ao longo dos 10 dias de exposição ao calor extremo. Sua resistência ao calor e durabilidade o tornaram a escolha perfeita para aplicações automotivas.
Conclusão: O melhor material para peças de carro, desde que você esteja disposto a lidar com suas complexidades de impressão.
Resultados do Teste: O Que Derreteu e O Que Sobreviveu?
Após 10 dias de exposição ao calor dentro do carro, o PLA foi o primeiro a falhar, seguido de perto pelo HT PLA e PolyLite PLA. O PETG aguentou um pouco mais, mas também começou a deformar em dias mais quentes.
Os verdadeiros campeões foram o ABS, ASA e Nylon, com o Nylon saindo como o grande vencedor, suportando temperaturas extremas sem qualquer sinal de deformação. Para quem deseja criar peças funcionais para o interior de um carro, esses três materiais são as melhores opções, com o ASA sendo especialmente recomendado para aplicações que envolvem exposição direta à luz solar.
Considerações Finais: Qual Material Escolher?
Se você está pensando em imprimir peças para o seu carro, aqui estão as recomendações com base no teste:
- Para facilidade de impressão: O PETG é uma boa opção, desde que a peça não fique exposta a altas temperaturas ou à luz solar direta.
- Para resistência ao calor: O ABS e o ASA são opções excelentes, sendo o ASA ideal para áreas expostas ao sol.
- Para máxima durabilidade: O Nylon é o material mais resistente ao calor, mas requer experiência para imprimir corretamente.
Ao escolher o material certo, você pode evitar que suas peças se deformem ou derretam nos dias mais quentes. Assim, seus projetos de impressão 3D automotivos podem durar muito mais tempo, mesmo sob condições extremas.
Peças 3D no Frio
Agora, se você quer saber também sobre como os modelos 3d se comportam no calor, também preparamos um artigo sobre impressão 3d e as baixas temperaturas.
Links Úteis:
- Filamentos PETG para impressão automotiva
- Filamentos ABS para impressão automotiva
- Filamentos ASA para impressão 3d automotiva
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Referências e recomendações:
Canal My Tech Fun
Vídeo original
Perguntas Frequentes
O que motivou o teste de filamentos dentro de um carro?
O objetivo foi verificar quais filamentos de impressão 3D conseguem resistir ao calor extremo dentro de um carro estacionado ao sol. A temperatura interna de um carro pode atingir níveis extremamente altos, especialmente durante o verão, e é crucial escolher o material adequado para peças impressas que serão expostas a essas condições.
PETG pode ser usado para peças automotivas?
O PETG pode ser usado, mas não é a melhor escolha para áreas expostas diretamente ao sol ou que atingem temperaturas muito altas, como no interior de um carro. Em regiões mais amenas ou para peças que não ficam diretamente expostas ao sol, o PETG pode ser uma boa opção.
Qual a melhor escolha entre ABS e ASA para o uso no carro?
O ASA é uma versão aprimorada do ABS, com maior resistência aos raios UV. Portanto, o ASA é ideal para peças que ficarão expostas ao sol. O ABS também é uma boa escolha, mas pode ser mais suscetível à degradação UV com o tempo.
O Nylon é adequado para peças automotivas?
Sim, o Nylon foi o material mais resistente no teste. Ele não deformou sob o calor, tornando-se a escolha ideal para peças expostas a condições extremas dentro de um carro. No entanto, o Nylon é mais difícil de imprimir e requer cuidados específicos, como a secagem do filamento antes da impressão.
O que posso fazer para melhorar a resistência de peças de PLA?
O PLA não é recomendado para uso em condições de calor intenso, como dentro de um carro. Uma alternativa é usar filamentos de HT PLA e submetê-los ao processo de annealing (tratamento térmico). No entanto, o annealing pode deformar a peça, tornando-a imprópria para aplicações que exigem precisão.
Por que o PETG deforma mais rápido em algumas condições?
O desempenho do PETG pode variar dependendo da marca e da cor do filamento. Cores escuras, como preto, absorvem mais calor e podem deformar mais rapidamente. Em regiões com muito sol e calor, o PETG pode não ser a melhor escolha para peças que ficam diretamente expostas.
Existe alguma forma de melhorar a resistência UV de materiais não resistentes, como ABS?
Sim, uma maneira de proteger peças impressas com ABS ou outros materiais não resistentes aos raios UV é pintá-las com uma tinta que bloqueie os raios UV. Isso ajuda a prolongar a vida útil da peça quando exposta ao sol.
Como posso evitar que minhas peças de impressão 3D deformem no carro?
A melhor maneira é escolher materiais adequados como ASA, ABS ou Nylon para peças que ficarão dentro do carro. Além disso, evitar a exposição direta ao sol, como estacionar na sombra, pode reduzir o risco de deformação.
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