Tendência: a moda impressa em 3D segue crescendo no mundo

A moda impressa 3D é uma tendência que veio para ficar. Entenda mais sobre a proposta e garanta um diferencial competitivo para seu negócio no mercado fashion!


Você sabia que a moda impressa 3D já é uma realidade? Presente em um dos nichos mais dinâmicos do mercado, essa tecnologia chegou na indústria há pouco tempo, mas já vem apresentando um enorme potencial para o futuro. Inclusive, várias marcas e designers famosos no mundo estão aderindo ao movimento, como é o caso de nomes como Tommy Hilfiger e até mesmo startups que encontraram nesse recurso uma verdadeira fonte de inspiração e inovação.

 Hoje, você também poderá encontrar profissionais que atuam exclusivamente no segmento do design de moda 3D e que criam diversos projetos como uma forma de expressão artística, unindo praticidade e estilo no mesmo lugar. E, se a sua ideia é se atualizar e absorver ideias fantásticas para o seu negócio, esse é um ótimo momento para entender o que está acontecendo no ramo, para então, incluir algumas novidades em suas produções. Neste artigo, vamos contar tudo sobre a tendência e os seus diferenciais do momento. Não perca!

A Moda Impressa em 3D

A moda impressa em 3D inclui desde vestidos, até acessórios e sapatos. a impressão 3D supôs um antes e um depois na indústria da moda; e a sua aplicação foi em acréscimo nos últimos anos.

A modelagem 3D e a fabricação aditiva contribuíram numerosas vantagens no processo criativo, utilizando-se tanto para a criação de protótipos como para a produção de peças finais. A capacidade de criar formas complexas sem formas permite produzir elementos de grande complexidade que não poder-se-iam levar a cabo mediante outros processos.

Para entender melhor como funciona a moda impressa 3D, que tal conhecermos mais sobre alguns projetos especiais?

Um deles diz respeito ao trabalho de Ganit Goldstein — uma designer nascida em Israel que, nos últimos tempos, passou a criar técnicas especiais para fabricar roupas com a ajuda dos equipamentos de impressão tridimensional. 

Em seus projetos, ela combina uma série de técnicas, a fim de criar resultados poderosos e, claro, exclusivos. Funciona assim: no início, é feita uma digitalização corporal, que tem como objetivo captar todas as dimensões do modelo que vestirá a roupa. Esse processo é realizado com um software desenvolvido em parceria com a Stratasys— empresa líder no mercado e que, recentemente, anunciou o investimento em iniciativas de impressão em tecido.A partir das informações obtidas, todo o design do traje poderá ser ajustado com o máximo de precisão, considerando as medidas do usuário e demais características físicas. Com tudo feito, o item passa a ser produzido diretamente em uma impressora 3D

Os detalhes técnicos

O processo envolveu o uso de uma folha plana de tecido em cima da placa de impressão em uma impressora colorida — a 3D PolyJet. Assim, o equipamento consegue imprimir na parte superior do tecido, onde o produto é totalmente absorvido pelas fibras, garantindo alta fixação. Desse modo, é possível aplicar a impressão em qualquer material e usando a paleta de cores desejada. Já nas primeiras versões do projeto, conseguimos identificar espaços entre as áreas sólidas do tecido, como uma forma de garantir que o material continuasse flexível. 

Os benefícios da moda impressa 3D

Existem muitas razões para que os profissionais da indústria têxtil invistam na moda impressa 3D. Com resultados incríveis, essa tecnologia permite a criação de peças únicas, mas de um modo mais simples e utilizando o mínimo de recursos possíveis. Por essas e outras, tal recurso também é considerado sustentável e ideal para os designers adeptos ao movimento do slow fashion.

Vale considerar ainda, um grande investimento na parte de sustentabilidade na indústria têxtil, a impressão 3D contribui bastante para isso, já que desperdiça menos material e utiliza menos produtos químicos em sua fabricação.

O uso de um método chamado Refibra pela tecelagem 3D — uma fibra produzida a partir de resíduos de madeira, algodão e celulose — é um dos grandes responsáveis pelo sucesso sustentável da tecelagem 3D.

Como vimos, a impressão de tecido 3D tem tudo para fazer uma grande revolução na indústria têxtil. Resta saber como os desafios serão trabalhados, visando proteger as propriedades intelectuais e diminuir falsificações. Então, que tal você se aventurar nesse ramo e imprimir peças super interessantes de moda? Confira aqui algumas dicas dessas peças sensacionais:

Baixe Agora: Tecido Modular várias estampas 3D

Baixe Agora: Aviamentos para fecho de roupas 3D

Baixe Agora: Sapato Gato Louco em 3D

Baixe Agora: Bolsa Feminina Sensacional em 3D

Baixe Agora: Brincos Frida Kahlo

Esperamos que o nosso artigo sobre a moda impressa 3D, tenha sido útil para você e seus negócios.

E se gostou, aproveite para compartilhar o link nas redes sociais e manter a sua rede sempre atualizada nas notícias.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *