Resina 3D para Impressora é tóxica?

Tecnologias de impressão com Resina 3D como SLA, DLP e LCD oferecem soluções incríveis em qualidade de superfície quando comparadas com FDM. Mas afinal, a em seu estado líquido ou pós-cura, resina 3D para impressora é tóxica? Se ela é tóxica, como podemos imprimir com segurança?

Quando os aviões e carros começaram a aparecer e a serem fabricados as pessoas ficaram muito preocupadas com o quanto eles poderiam ser perigosos. Mas estas preocupações não impediram que as pessoas pilotassem ou dirigissem seus veículos. Como será que estaríamos se isso tivesse realmente acontecido?

A preocupação com a toxicidade tanto de resina 3d quanto filamento 3d existe. Recomendo que não deixe o medo do desconhecido o impeça de aproveitar esta incrível tecnologia.

Vamos então aprender como trabalhar de forma segura. Vamos começar do básico?

O que é impressão 3D em resina?

As impressoras 3D de resina contêm um tanque (VAT) de resina líquida (que é um tipo de foto polímero termofixo) e usam uma fonte de luz como um laser (SLA) ou um projetor (DLP e LCD) para iluminar padrões de luz ultravioleta (UV) brilhante no tanque. Quando a luz atinge a resina líquida, ela cura uma fina camada do material, tornando-o sólido. Isso permite que a impressora de resina cure seletivamente um padrão 2D em uma camada da resina. Em seguida, a máquina move seu tanque, base ou fonte de luz de forma incremental para permitir a cura da próxima camada.

Significado de Tóxico

adjetivo

  • Com propriedade de envenenar;
  • que contém veneno: substância tóxica.
  • Capaz de entorpecer por afetar o sistema nervoso; droga.
  • Cujas propriedades fazem mal ao organismo.

A resina 3D é tóxica

O mais importante é que se diga que a resina 3D é tóxica e portanto precisa de precauções de segurança. Quando líquida e não curada ela pode conter componentes irritantes que podem ser prejudiciais aos seres-humanos, assim como serem também poluentes ao meio ambiente e outros seres-vivos.As propriedades químicas dos foto-polímeros líquidos os tornam venenosos se ingeridos e também um potencial irritante e alérgeno da pele. Então, por que e como exatamente a resina UV é tóxica?

Quão tóxica é a resina 3d?

A resina 3d é tóxica o suficiente para que você a respeite e tome todas as precauções de segurança necessárias ao trabalhar com ela. Você somente irá se prejudicar se você não seguir as precauções de segurança essenciais, o que é fácil de fazer!

Quais são os pontos de toxicidade conhecidos?

Note que precisamos exagerar nos cuidados com impressão 3D de resina já que não temos o conhecimento dos componentes utilizados por cada fábrica. Na 3D Fila prezamos pela seleção dos ingredientes de melhor qualidade e toxicidade mais baixa do mercado.

Irritação à pele

A resina líquida que não foi curada pode irritar a pele em caso de contato e causar uma erupção cutânea chamada dermatite de contato (alergia simples). A grande maioria das pessoas não tem qualquer tipo de alergia as nossas resinas, principalmente por sua baixíssima toxicidade. Já um grupo menor pode tornar a erupção mais grave (aguda) e permanecer com a reação por tempo prolongado com a pele. Infelizmente existem muitos produtos sendo vendidos no mercado com altíssima toxidade o que leva a reações mais acentuadas e em quase todas as pessoas.

Irritação aos olhos

Alguns ingredientes em resinas 3d (incluindo pré-polímeros, fotoiniciadores e plastificantes) podem ser prejudiciais aos olhos humanos. Por se tratar de um líquido pode gerar respingos. Pode ocorrer na retirada de suporte, no momento de completar a resina no VAT, ao fazer uma mistura com Cria Cor da 3D Fila ou ainda a mão mesmo que com uma luva suja de resina leve aos olhos. A questão aqui vai bem além da toxidade, afinal estamos falando de um líquido que aquece a medida que entra em contato com a luz UV. Uma vez que a resina teve contato com olho, existe o risco de queimadura por aquecimento. A temperatura do líquido poderá se elevar rapidamente se você tiver que passar por local de alta luminosidade ou local com sol antes de lavar os olhos. Então realmente, nunca deixe de usar um óculos de proteção.

Venenoso se ingerido

Você pode ficar mais tranquilo com as resinas 3D FIla já que não usamos componentes de alta toxicidade. Você pode conferir estas informações em nossas fichas FSPQ. Infelizmente mais uma vez lamentamos, pois muitos fabricantes de resinas não tem preocupação com a segurança do usuário. A resina nunca deve ser ingerida em sua forma líquida ou sólida. Se o líquido for ingerido por acidente, procure com urgência por assistência do controle de venenos ou de um profissional médico. Alguns fotoiniciadores de impressão 3D comuns têm um nível significativo de toxicidade para órgãos humanos.

A resina 3D é food-safe quando curada?

Assim como acontece com a maioria dos materiais FDM, as resinas não são seguras para alimentos, mesmo em seu estado curado, portanto, processos como SLA, LCD e DLP não devem ser usados para fabricar diretamente produtos como recipientes para alimentos, cortadores de biscoitos ou recipientes para bebidas. Você pode, no entanto, criar moldes para processos como de silicone para contato com alimentos.

Gases tóxicos

As resinas líquidas emitem fumaça ou vapores contendo compostos orgânicos voláteis (COVs) que podem ser prejudiciais aos seres humanos se inalados na garganta ou nos pulmões. A exposição de curto prazo aos vapores pode resultar em tontura, dores de cabeça e irritação na garganta. Estes efeitos praticamente não existem com as resinas 3D Fila, já que trabalhamos com componentes de baixa toxicidade.

Ambientalmente prejudicial

As resinas de impressão 3D são prejudiciais ao meio ambiente e devem ser classificadas como resíduos tóxicos. Isso significa que eles nunca poderão ser despejados no ralo ou diretamente em corpos d’água, mas devem ser engarrafados com segurança e descartados através de canais dedicados de resíduos tóxicos. As resinas foto-poliméricas são um poluente que pode matar a vida marinha e destruir ecossistemas.

A resina UV totalmente curada é menos prejudicial ao meio ambiente do que a líquida e, portanto, é mais fácil de descartar. Você pode então realizar a cura da resina que não conseguir aproveitar em suas impressões.

Precauções de segurança para trabalhar com resina 3d

O fabricante de qualquer produto químico que você comprar deve fornecer uma Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos do Material (FISPQ) para essa resina. Ele conterá informações importantes sobre saúde e segurança e como a resina pode afetar a saúde das pessoas, além de conselhos para usar e armazenar o produto corretamente. As considerações de segurança para resinas não são todas iguais, portanto, certifique-se de encontrar a FISPQ específica para a resina que você usará.

Quanto é perigoso imprimir com resina 3D?

Se você está se perguntando o que pode acontecer com você se não seguir as recomendações de segurança ao trabalhar com resina – depende da resina que você usa, quais conselhos de segurança você não está seguindo e com que rapidez você age para remediar um acidente.

Conforme você pode observar acima, geralmente não usar luvas ao trabalhar com resina, por exemplo, pode causar uma leve irritação na pele. Lavar a pele com bastante água e sabão geralmente resolve.

Não usar proteção para os olhos pode significar que, se você acidentalmente esfregar o olho ao manusear a resina Não usar proteção para os olhos pode significar que, se você acidentalmente esfregar os olhos ao manusear a resina ou se a resina respingar no olho, você pode sentir irritação nos olho. Lavar o olho cuidadosamente com água por vários minutos pode ajudar. Mas este tipo de informação que estou deixando aqui é facilmente encontrada em cada FISPQ de resina 3d. Não negligencie sua leitura! Veja aqui um modelo de ficha FISPQ 3D Fila.

Em casos graves, você precisa procurar atendimento médico, o que é fácil de evitar seguindo as recomendações de segurança. E se você precisar de atendimento médico, não deixe de levar a FISPQ! O médico precisa de material Em casos graves, você precisa procurar atendimento médico. Mas estes casos podem ser evitados se você seguir as recomendações de segurança. Mas se você usar o atendimento de um profissional da saúde, não deixe de levar a FISPQ! O médico precisa de material técnico para te auxiliar.

[things material=’com sua Resina 3D’]

Fundamentos de segurança da Impressão 3D em Resina

  1. Use óculos de proteção
    Você trabalhará com líquidos como a própria resina e álcool isopropílico – todos podem respingar. Portanto, é necessário usar proteção para os olhos. Óculos resistentes aos raios UV são os melhores. Lembre-se de que existe uma fonte de luz UV em sua impressora e não fará bem aos seus olhos se acidentalmente sua impressora estiver ligada sem a tampa de proteção.
  2. Use luvas de proteção
    Você nunca deve tocar a resina não curada com as próprias mãos. Alguns especialistas recomendam a compra de luvas nitrílicas, dizendo que oferecem melhor proteção contra os produtos químicos do que as luvas de látex padrão. Assim que curadas ou sólidas, as peças podem ser tocadas a manipuladas com suas mãos.
  3. Trabalhe em ambiente bem ventilado
    Você não deve trabalhar em ambiente fechado e o ar precisa ser retirado do ambiente com algum sistema de extração ou exaustão.
  4. Use calçados fechados
  5. Não despeje resina em esgoto comum

Exceções

Resinas biocompatíveis são fabricadas com componentes que não causam danos ou rejeição no sistema biológico em que é introduzido.

Conclusão

A resina 3D para impressora é tóxica? Sim, as resinas líquidas usadas em processos de impressão 3D como SLA, LCD e DLP são tóxicas e devem ser manuseadas com muito cuidado. Os usuários precisam usar luvas de proteção, óculos e trabalhar em ambiente ventilado para minimizar o contato com a pele, os olhos e a possibilidade de ingestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *