Hexagon investe 100 milhões de dólares em manufatura aditiva no setor automotivo
A Hexagon AB, empresa líder global em soluções de realidade digital que combinam sensores, software e tecnologias autônomcaba de investir US$ 100 milhões na empresa Divergent Technologies Inc., pioneira em tecnologias de fabricação ecológica com a primeira fábrica digital modular para a indústria automotiva.
A Divergent Technologies criou um sistema de de produção alternativo à fabricação tradicional de veículos, que foi batizado de DAPS (Divergent Adaptive Production System). Este processo aborda os desafios econômicos e ambientais que veremos no futuro. O DAPS é uma solução de software e hardware totalmente integrada que cria uma fábrica digital modular completa para estruturas complexas. O processo que foi patenteado combina software de design generativo otimizado por Inteligência Artificial, manufatura aditiva (como a impressão 3D) e a montagem automatizada para construir peças e estruturas automotivas leves.
O programa de computador otimiza o peso, a resistência mecânica dos materiais e o custo dos modelos de veículos. As peças são impressas em 3D e montadas automaticamente, reduzindo o tempo de fabricação e a intervenção humana. Independentemente do projeto, a fabricação e montagem de peças podem ser realizadas usando a mesma infraestrutura – permitindo iterações rápidas de projeto ou trocas contínuas entre diferentes modelos de veículos sem tempo de inatividade. O processo independente de design consome menos energia e recursos, oferece uma estrutura mais rápida e eficiente e atinge reduções de peso de até 70%, podendo levar a incríveis melhorias na eficiência do veículo.
A Divergent Technologies foi fundada em 2014 é sediada em Torrance, Califórnia, nos Estados Unidos, transforma fabricantes de automóveis em organizações ágeis e orientadas para o design, livres de restrições de orçamento.
Protegida por mais de 500 patentes, a DAPS, solução de produção digital, modular, flexível e automatizada da Divergent produz significativamente menos emissões de ciclo de vida do que a fabricação tradicional. A empresa também possui seu próprio portfólio de super carros, a Czinger Vehicles.