Falhas em arquivos 3D: saiba como resolver
Bom, esse texto é um pouco diferente do que você já está acostumado aqui no blog. Na verdade, a ideia é trazer assuntos, perguntas e dúvidas de vocês para que possamos solucioná-las. Então, o conteúdo de hoje é para você, que em algum momento já se deparou com um arquivo STL que, na hora do fatiamento, trava o programa, ou fica cheio de falhas na impressão. Se este tipo de problema já ocorreu com você, pode ficar tranquilo, pois viemos trazer a solução! Primeiramente vamos te apresentar o que seriam essas falhas em arquivos 3D. Como exemplo usaremos esse arquivo STL que muitos usuários de impressoras 3d fazem o download do thingiverse:
Este é um dos muitos modelos 3d disponíveis gratuitamente na internet que apresentam erros. Ao tentar imprimir esse mesmo modelo, sem corrigir os defeitos do arquivo STL antes do fatiamento, a impressão 3d poderá sofrer erros, falhas, paredes faltando o que resultará em uma peça frágil e esteticamente mal acabada.
Como podemos ver na imagem, o modelo 3d do lado esquerdo nitidamente apresenta falhas, já no lado direito, o arquivo já se encontra corrigido. É de extrema importância verificar os arquivos antes de imprimir, pois muitas vezes alguns erros passam despercebidos e podem prejudicar toda a impressão 3d. Mas, como arrumar essas falhas em arquivos 3D? Como saber que estão com defeitos? Para os usuários do Windows 10, uma forma bem simples de resolver isso é utilizar o 3DBuilder, um sistema que já vem com o Windows. Não encontrou o programa no seu windows? Basta digitar “3d builder’ em sua barra inferior, onde está escrito “Digite aqui para pesquisar”. O Windows mostrará a melhor correspondência para você. Para abrir o arquivo no 3D Builder, click em importar e selecione o arquivo stl, assim a peça será apresentada da seguinte forma:
A marcação vermelha demonstrada na imagem acima sinaliza que há algum erro no arquivo. Para corrigir basta clicar em cima da opção da imagem abaixo:
O arquivo será recuperado e, logo após terminar de recuperar, clique em salvar. Pronto! Seu arquivo já estará preparado para impressão.
E se eu não sou usuário Windows?
Para os demais usuários, existe uma outra maneira de se corrigir o arquivo stl, através do seguinte site: https://tools3d.azurewebsites.net/ É bem simples também, basta fazer o login no site com uma conta da Microsoft. Em seguida, seguir através da tela:
Clique em upload e selecione o arquivo 3d que você deseja arrumar. Após isso o site processará o arquivo stl e disponibilizará um novo modelo 3d corrigido para o download. Salve ele em algum lugar de sua preferência e, feito isso, é só usar esse novo arquivo 3d gerado para imprimir. E ai gostou desse estilo de conteúdo, com soluções práticas sobre as falhas em arquivos 3D? Então, fique ligado no nosso blog. De preferência, assine nossa newsletter e receba notificações no seu e-mail sempre que tivermos uma novidade (prometemos não enviar SPAM, afinal, não gostamos disso também!)
Obrigado!
Thanks. !
Boa tarde! a Halot one não reconhece o arquivo cxdlp gerado pelo halot box mais atual? O que pode ser?
Oi Luciano! Estranho, deveria reconhecer. Fizemos um teste com versão 3.5 e também com 4.69 (mais atual neste momento) e ambos foram reconhecidos. Veja que testamos em uma Halot One das mais antigas! =) Tente formatar seu cartão de memória.