Conheça 4 tipos de Impressão 3D e quais são seus benefícios

É importante conhecer os tipos de impressão 3D e os seus respectivos benefícios para a produção de diferentes peças utilizando esta tecnologia

Os tipos de impressão 3D evoluem proporcionalmente ao desenvolvimento da tecnologia, uma vez que existem diversas maneiras de imprimir através da manufatura aditiva. Estas diferentes formas e tipos de impressão 3D fazem com que a diversidade de produção, acabamento e qualidade do produto sejam um fator que diversifica ainda mais este avanço.

Desde a Fabricação com Filamento Fundido (FDM ou FFF), Estereolitografia e o Polyjet, estes diferentes tipos de impressão 3D promovem diversos benefícios de acordo com as suas características. Alguns são mais comuns, outros mais complexos e específicos, mas todos tem o seu espaço e possuem a melhor forma de aplicação. Quer saber mais sobre os tipos de impressão 3D e quais os seus benefícios? Continue lendo nossa publicação!

Os tipos de impressão 3D e os seus benefícios

A impressão 3D pode parecer uma tecnologia nova mas já vem sendo desenvolvida a mais de 30 anos. Esse fato faz com que a evolução deste conceito traga consigo também o desenvolvimento de tipos de impressão 3D diferentes, utilizando métodos e técnicas diversas. Conheça algumas destas técnicas, os seus benefícios e características para a utilização:

Fabricação com Filamento Fundido (FDM ou FFF)

A fabricação com filamento fundido é considerada como a técnica mais utilizada dentre os tipos de impressão 3D. Esta característica se dá pelo fato da sua facilidade na utilização e na abrangência do método, uma vez que o custo para a aplicação desta técnica é baixo. Esta técnica consiste no aquecimento de um filamento de material plástico, geralmente PLA ou ABS, para que o mesmo fique num estado maleável para a conformação. Após o aquecimento o material é depositado em camadas pelo bico extrusor e a movimentação deste bico nos eixos X, Y e Z é o que dá a forma para o produto impresso. Este método é o mais utilizado devido a popularização de impressoras de diferentes escalas e preços, permitindo assim que a tecnologia seja difundida ainda mais.

Estereolitografia (SLA e DLP)

Este método possui um fator importante: a qualidade das peças produzidas. É considerado como a mais antiga técnica de impressão 3D e ainda é amplamente utilizada até hoje para a fabricação de peças com um incrível nível de detalhamento. O custo de produção de uma peça por esse método é mais elevado devido a sua complexidade. Uma impressora 3D que utiliza esta técnica é composta por um laser e um reservatório com resina líquida. Quando o laser atinge a resina no contorno desejado para formar o objeto, a resina se solidifica e cola na camada imediatamente inferior, permitindo assim a manufatura aditiva.

Polyjet

A técnica de impressão 3D Polyjet é a que mais se assemelha à impressão comum de jato de tinta, diferenciando do material que é “jateado” sobre a base da impressora. Camadas de um fotopolímero líquido são jateadas, formando então peças com um incrível qualidade no acabamento final e permitindo utilizar cores e texturas diferentes. O seu preço é considerado alto para a impressão 3D.

Sinterização direta de Metal a Laser (DMLS) e Sinterização Seletiva a Laser (SLS)

As duas técnicas são semelhantes e partem do mesmo princípio de fabricação, a utilização de um laser para fundir as partículas do metal. A diferença fica então no material utilizado, que para a Sinterização direta de Metal a Laser são metais e para a Sinterização Seletiva a Laser são materiais em pó como nylon, fibra de carbono e nylon com fibra de carbono. Além disso, os lasers também são diferentes:

  • Laser potente chamado de Yb-fibre laser para a DMLS;
  • Laser CO2 para a SLS.

Outro ponto importante que deve ser destacado é o elevado preço de produção para ambas as técnicas, que são mais utilizadas nas indústrias aeroespacial, médica e odontológica.

Quer saber mais?

Além de conhecer sobre a evolução da impressão 3D e dos tipos de filamentos que são utilizados de acordo com a peça a ser produzida, é importante também conhecer os tipos de impressão 3D disponíveis no mercado e os seus benefícios para cada tipo de fabricação. Continue acompanhando nossas publicações e curta a nossa página no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *