3 Tendências do mercado da impressão 3D

Deseja se destacar e oferecer inovação aos seus clientes? Descubra as grandes tendências do mercado da impressão 3D!

A cada ano, diversas novidades aparecem para renovar diferentes setores do mercado e oferecer aos consumidores serviços e produtos diferenciados.

 Atualmente, o mercado da impressão 3D é um dos nichos que mais vem crescendo e se destacando, especialmente, porque o avanço tecnológico está favorecendo o aprimoramento de softwares, equipamentos e demais mecanismos presentes nesse universo. E um fato interessante é que, diante do cenário causado pela Covid-19, as pessoas precisaram “sair da caixa” e pensar em soluções ainda mais diferentes e prontas para ultrapassar os limites da criatividade e inovação. 

Quer saber quais são elas? A seguir, listamos as três tendências que se destacam dentro desse nicho. Confira!

1. Uso comercial e industrial de impressão 3D

Até 2019, a digitalização já era uma realidade — e com a chegada do novo Coronavírus, esse recurso se intensificou. Ao que tudo indica, 2021 será um ano em que o uso da tecnologia tridimensional será ainda maior no setor industrial e comercial. É exatamente o que mostra o Relatório de Tendências de Impressão 3D, elaborado pela MakerBot. De acordo com a pesquisa, 74% dos participantes desejam apostar nesse recurso; enquanto 50% deles já estão com planos de investir até 100 mil dólares nos próximos meses. 

Fora isso, a análise aponta que 56% dos entrevistados não tiveram os seus negócios afetados pela pandemia — principalmente, porque a possibilidade de personalização garante mais liberdade e flexibilidade na produção, tornando esse ramo altamente protegido contra as variações econômicas do mercado.

2. Serviços de consultoria em impressão 3D

O uso da digitalização está crescendo em inúmeras áreas, de acordo com o investimento das empresas em tecnologias capazes de ajudá-las a se adaptar a uma nova realidade. E como já mencionamos, essa mudança ficou mais intensa a partir da onda do home office, além da necessidade de se pensar em soluções sustentáveis e outros recursos capazes de beneficiar não somente as empresas, mas a população em geral. Porém, ao entrar no mundo tridimensional, as organizações precisam realizar escolhas com base no custo necessário, no risco e, claro, no Retorno sobre Investimento (ROI). O ponto interessante, é que a impressão 3D consegue oferecer baixo ROI, baixo custo e baixo risco — porém com uma alta curva de aprendizado. É nesse momento que os serviços de consultoria ganham força, principalmente, entre as empresas novas no mercado. Ao investir na opção, é possível economizar um bom tempo e ter uma orientação mais assertiva ao longo do caminho. Tudo isso, sem deixar de citar que os riscos serão menores ao realizar um investimento, e os prazos poderão ser reduzidos de modo significativo. 

3. Processos personalizados

Antes de finalizar o post sobre as tendências do mercado da impressão 3D, também é válido destacar o crescimento dos processos personalizados. No mercado, já é sabido que essa tecnologia consegue reduzir o custo de customização dos produtos. Entretanto, o que muitas pessoas deixam de lado é a necessidade de capacitar os profissionais para otimizar o processo de impressão e conquistar resultados ainda mais personalizados. Agora, você deve estar se perguntando: “por que a personalização é tão importante assim?”. 

Basicamente, o segmento 3D não é formado por projetos em que o especialista, simplesmente, aperta um botão e consegue imprimir todo e qualquer item desejado. Para tanto, é necessário ter profundo conhecimento e saber manusear todos os recursos disponíveis em uma máquina.

Tenha em mente que a impressão 3D é flexível, com grande potencial e que exige uma personalização de parâmetros ao longo de qualquer produção. Ou seja, essa tecnologia só pode ser implantada em um ambiente em que os profissionais têm a liberdade e a expertise de ajustar o processo de acordo com as suas realidades. 

Em geral, os parâmetros primários devem ser definidos de modo centralizado e, em seguida, os secundários e mais específicos seriam ajustados pelos especialistas com base nas necessidades de cada produção. Assim, quanto mais os profissionais estiverem prontos para otimizar e personalizar o processo de impressão 3D, mais barato, confiável e ágil será esse mecanismo. 

E então, gostou de descobrir quais são as tendências de impressão 3D e como aproveitá-las ao máximo? Aproveite para compartilhar o post nas redes sociais e manter os seus contatos atualizados no assunto!

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