32 termos sobre Impressão 3D que você precisa conhecer
Conhecer os termos sobre impressão 3D que são utilizados na área é uma das etapas mais importantes para se conectar de vez com o setor, principalmente quando se considera o seu crescimento e desenvolvimento. Cada um dos termos tem um significado diferente, e muitas vezes palavras em inglês são utilizadas para características técnicas da área. Assim, este texto visa reunir diversos termos técnicos que vão ajudar a aprender e explorar este mundo, conhecendo cada palavra falada no mundo da impressão 3D. Para se tornar um especialista no assunto, seja iniciante ou um até um usuário avançado é importante conhecer os termos técnicos falados na área. Continue acompanhando a nossa publicação e saiba os termos sobre impressão 3D que você precisa conhecer!
Os termos sobre impressão 3D que você precisa conhecer!
1 – STL
Este primeiro termo é, na verdade, o formato de arquivo utilizado pelos softwares de impressão 3D para conseguir efetuar a leitura correta dos modelos que são feitos via CAD 3D. Após finalizado, o modelo é então salvo no formato STL para ser enviado ao software de impressão 3D.
2 – Fatiador
Continuando nos termos sobre impressão 3D, o fatiador é um software que converte o arquivo STL para as coordenadas da máquina se posicionar corretamente.
3 – Slic3r
É um dos softwares de fatiamento de código aberto que se destaca por suas inúmeras funções.
4 – GCode
Bastante conhecido na indústria a partir da evolução das máquinas CNC, o GCode é uma linguagem que a impressora entende para executar de fato a impressão 3D. Os seus arquivos usam a extensão .gcode ou .gco.
5 – Layer ou camadas
As camadas ou layers são as etapas que definem a resolução do objeto impresso e são criadas a partir do depósito de filamento na mesa de impressão ou na peça que está sendo fabricada.
6 – Primeira camada
É a primeira camada de impressão e serve de base para todo o projeto, sendo muito importante a sua fixação e a checagem da homogeneidade desta camada.
7 – Camada superior ou Top Layer
É a camada que encerra o processo de impressão 3D e é importante para realizar um fechamento correto da peça.
8 – Adesão entre as camadas
A adesão entre as camadas garante a força de interação entre as camadas da peça, sendo importante para obter a força estrutural necessária na peça.
9 – Suportes
Os suportes permitem que o bico extrusor deposite material em áreas complexas da peça 3D, principalmente em áreas que não contam com camadas embaixo. Esse efeito cria a sustentação necessária para as peças durante a impressão 3D e após o processo os suportes podem ser removidos.
10 – Bico extrusor ou Extrusor
O bico extrusor é uma das principais peças em qualquer impressora 3D, e igualmente um dos termos mais importantes. Ele na verdade é um conjunto de peças responsável pelo aquecimento do filamento e depósito desse filamento na mesa de impressão, e conta com tracionador, dissipador de calor, bloco aquecedor e o bico de impressão.
11 – Tracionador
O tracionador é o responsável por empurrar o material para realizar a extrusão ou por puxar o material, realizando a retração. Além disso, o tracionador também faz parte do conjunto do bico extrusor.
12 – Filamento
O filamento é um fio de plástico ou outro tipo de material que é enrolado em um carretel. É o principal elemento e matéria prima no processo de impressão 3D.
13 – Suporte de filamento
O suporte de filamento permite o posicionamento do carretel para que possa girar livremente e puxar o fio de filamento pelo tracionador da impressora 3D.
14 – Sub-Extrusão
Este componente da impressora 3D é o último componente da impressão 3D e funciona como um funil, variando o diâmetro de saída em alguns milímetros.
15 – Mesa ou cama de impressão
A mesa ou cama de impressão 3D é composta por uma chapa metálica que se aquece e um vidro, que serve de base para o processo de impressão 3D e evita que o filamento extrudado se quebre quando depositado. É muito importante a sua correta configuração e calibração, possuindo uma grande relevância também nos termos sobre impressão 3D.
16 – Impressora fechada ou aberta
Presente entre os termos sobre impressão 3D, este qualifica os modelos de impressão 3D quanto a sua estrutura e ambos possuem vantagens e desvantagens, variando conforme o material utilizado, a impressora em si e até a peça que está sendo fabricada.
17 – Overhang
O Overhang é um processo que ocorre quando a impressão 3D é inclinada, sem um suporte de sustentação para a peça ou área que está sendo fabricada, e pode ser relacionado com o tipo de filamento ou com o resfriamento da peça.
18 – Volume de impressão
Este termo remete a área que a impressora 3D possui disponível para realizar o processo de fabricação da peça e este valor é calculado medindo as dimensões nos três eixos: comprimento, largura e altura.
19 – Eixos X, Y e Z
São as medidas do plano cartesiano que servem de posicionamento para o eixo horizontal (X), eixo vertical (Y) e profundidade (Z) da peça e da estrutura da impressora em si.
20 – Warping
Mais um efeito que pode acontecer durante o processo de impressão, o warping é conhecido quando a peça começa a resfriar antes do processo de impressão 3D terminar totalmente, causando o “empenamento” da peça.
21 – Preenchimento ou Infill
O preenchimento da peça é uma das configurações que deve ser feita diretamente no software de impressão 3D, e é responsável pela força estrutural da peça em relação a quantidade de material utilizado.
22 – Cooler, fan ou ventilador
Estas peças tem a função de realizar a ventilação e o resfriamento tanto da peça impressa quanto do equipamento em si.
23 – PLA
Os termos sobre impressão 3D também contam com os seus materiais, e o PLA é um dos mais famosos utilizado na impressão 3D, sendo derivado de fontes naturais, como, por exemplo, o amido de milho. Suas características são a alta qualidade, facilidade de impressão e ser biodegradável.
24 – ABS
O ABS é outro material bastante utilizado no mundo da impressão 3D e possui a sua origem através do petróleo. Suas características vão desde alta resistência mecânica e até a facilidade de aplicar acabamentos na peça impressa 3D.
25 – PETG
Um material que evoluiu a partir do PET mescla as vantagens do PLA e do ABS, com alta resistência mecânica e ampla aplicação em qualquer impressora 3D. Sendo assim, vem conquistando cada vez mais espaço entre os profissionais da impressão 3D.
26 – Resistor
O resistor é um componente eletrônico que pode ser encontrado em grandes quantidades em diversos dispositivos. Sua principal atuação na área é servir como resistência e gerar aquecimento do bloco de impressão 3D.
27 – Heatsink ou dissipador de calor
É uma peça importante que impede a dissipação do calor pelo filamento, impedindo então a expansão desse filamento em áreas mais altas da impressora 3D e o seu posterior travamento.
28 – 3D Printer
3D Printer é um dos termos sobre impressão 3D em inglês para impressora 3D e é utilizado por algumas marcas que importam os seus produtos e os comercializam no país.
29 – Sílica
Os famosos pacotinhos brancos de sílica acompanham diversos produtos e, no mundo da impressão 3D, não é diferente. Servem para retirar a umidade do ar e protegem o filamento e o equipamento de impressão de perder a sua característica, prejudicando a qualidade das peças.
30 – Duplo extrusor
As impressoras 3D que contam com um duplo extrusor conseguem lidar com dois filamentos diferentes no mesmo processo de impressão 3D, facilitando bastante o processo quando se quer imprimir algum suporte na peça ou quando se quer fabricar peças 3D em duas ou mais cores diferentes.
31 – Torre de temperatura
A torre de temperatura é um teste realizado antes da impressão 3D para encontrar a melhor temperatura de trabalho do material. Ao imprimir a torre de temperatura, consegue-se observar os parâmetros mais adequados e aplicar no objeto 3D.
32 – Viagem do bico
É o movimento que o bico de impressão 3D faz para se mover durante o processo de impressão e deve ser calculado para otimizar os movimentos e evitar erros na peça ao fazer com que o bico de impressão 3D toque-a por acidente.
Saiba mais!
Conhecer os termos mais importante e mais utilizados pode fazer a diferença na hora de realizar um trabalho de qualidade na área da manufatura aditiva, principalmente por entender de fato o que se fala nesse mundo. A qualidade das peças e do trabalho está relacionado ao nível de conhecimento e ao ajuste correto dos parâmetros da impressora 3D. Continue acompanhando as nossas publicações, assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades sobre a impressão 3D!