Segurança na Impressão 3D
Conteúdo
Vamos primeiro definir o que é segurança:
Segurança é o estado de estar protegido contra ameaças, riscos ou danos. Pode se referir à proteção de bens materiais, informações confidenciais ou à saúde e bem-estar de indivíduos. A segurança também pode se referir às medidas tomadas para garantir essa proteção.
Já trabalhei em diversos ambientes críticos e a primeira norma era sempre a seguinte: somente faça aquila atividade se tiver certeza do que está fazendo.
Quando é seguro operar uma máquina?
Operar uma máquina de maneira segura envolve seguir as instruções de segurança fornecidas pelo fabricante, bem como cumprir as regulamentações e normas de segurança aplicáveis. Algumas coisas a serem consideradas incluem:
- Certificar-se de que a máquina está em boas condições e funcionando corretamente antes de usá-la
- Usar equipamento de proteção individual, como óculos de segurança, protetores auriculares e luvas, se necessário
- Conhecer as operações e limites da máquina e como usá-la corretamente
- Certificar-se de que todas as proteções, como dispositivos de bloqueio, estejam em uso
- Certificar-se de que as áreas de trabalho ao redor da máquina estejam limpas e livres de obstáculos
- Desligar e bloquear a máquina antes de realizar qualquer manutenção ou limpeza.
Além disso, é importante que os operadores estejam cientes dos riscos e estejam capacitados para operar a máquina de forma segura.
A impressão 3D é segura?
A impressão 3D em si é um processo seguro, desde que sejam seguidas as recomendações de segurança e as regulamentações aplicáveis. No entanto, existem alguns riscos associados à impressão 3D que devem ser considerados:
- Riscos de incêndio: a impressão 3D envolve a fusão de plásticos e outros materiais, o que pode causar fogo se não for usado corretamente. É importante seguir as recomendações do fabricante para evitar incêndios e ter extintores de incêndio disponíveis. A maioria das impressoras hoje já conta com dispositivos de prevenção à incêndio.
- Riscos de inalação: alguns materiais utilizados na impressão 3D podem ser tóxicos quando inalados. É importante trabalhar em áreas bem ventiladas e usar máscaras se necessário. Algumas impressoras de resina hoje já incluem filtro de carvão ativado.
- Riscos elétricos: as impressoras 3D podem conter componentes elétricos, é importante manter esses componentes seguros, seguir as recomendações do fabricante e manter as impressoras em boas condições.
- Riscos de ferimento: as impressoras 3D podem ser perigosas se não for usadas corretamente. É importante seguir as instruções do fabricante e usar equipamento de proteção individual, como luvas e óculos de segurança, se necessário. Lembre-se que as impressoras trabalham com temperaturas mais altas e luz ultra violeta.
Por essas razões, é importante estar ciente desses riscos e seguir as recomendações de segurança na impressão 3D fornecidas pelo fabricante da impressora 3D.
Segurança na Impressão 3D: Operando Impressoras 3D de forma segura
Qual a forma mais segura de operar uma impressora 3D de filamento FDM?
A forma mais segura de operar uma impressora 3D FDM é seguir as recomendações de segurança fornecidas pelo fabricante, bem como cumprir as regulamentações e normas de segurança aplicáveis. Algumas das principais recomendações incluem:
- Usar luvas: já cortei minha mão algumas vezes com alicate ou espátula ao retirar uma peça da mesa.
- Usa óculos de proteção: quando você retira suporte, alguns pedaços podem acertar seus olhos!
- Prefira trabalhar com Impressora 3D de Filamento Fechada / enclausurada.
- Trabalhe em ambiente ventilado.
- Não deixe o equipamento com fácil acesso à pessoas sem treinamento e principalmente para crianças.
Qual a forma mais segura de operar uma impressora 3D de Resina?
A forma mais segura de operar uma impressora 3D de Resina é seguir as recomendações de segurança fornecidas pelo fabricante, bem como cumprir as regulamentações e normas de segurança aplicáveis. Algumas das principais recomendações incluem:
- Usar luvas: maioria das resinas tem um certo nível de toxicidade em seu formato líquido (antes da cura) e portanto podem gerar alguma alergia se estiver em contato direto com a pele. Fora que a meleca e viscosidade gera grande incomodo e não é fácil de lavar.
- Usar óculos de proteção: assim como no contato com a pele, o respingo pode acertar os seus olhos e pode ter um resultado bem ruim. Principalmente se alguma resina curar com a luz solar. Lembre-se de que a cura da resina é uma transformação química exotérmica e gera muito calor quando acontece.
- Usar máscara de proteção: use principalmente se você for bem alérgico.
- Trabalhe em ambiente ventilado.
- Não deixe o equipamento com fácil acesso à pessoas sem treinamento e principalmente para crianças.
Para saber mais, siga os artigos: os principais cuidados para trabalhar com resina e os 9 principais acessórios EPIs para trabalhar com resina.
Lembre-se sempre: segurança na impressão 3D em primeiro lugar!