Prós e contras da impressão 3D na odontologia
Sumário
A impressão 3D é uma das ferramentas de última geração dos últimos anos na odontologia e as aplicações são inúmeras. Os avanços são muitos e as novas resinas estão progredindo rapidamente. Em alguns casos, a impressão 3D desbloqueou a capacidade de produção em massa, reduzindo bastante os custos de material em um fluxo de trabalho eficiente, mais organizado e limpo. Mas a impressão 3D tem seus prós e contras.
O que considerar sobre a Impressão 3D
Vou falar a verdade para vocês dentistas e protéticos, nem tudo desta tecnologia é perfeito. As coisas quebram ou nem sempre funcionam como pretendido. É fundamental ter uma compreensão básica dos problemas que podem ocorrer na impressão 3D. Isso não é para assustá-los!
Se você já considera comprar uma impressora, quero criar a expectativa de que essa jornada levará tempo e esforço. Estou sendo realista.
Felizmente, há uma quantidade incrível de artigos, vídeos e grupos sobre impressão 3D para ajudá-los ao longo do caminho, sem contar os cursos presenciais e online. E a comunidade de impressão está crescendo de forma tão rápida que muitos dos desafios e problemas são corrigidos pelos fabricantes das impressoras e resinas em pouco tempo.
Quesito Custo
Mas é claro que esta tecnologia maravilhosa tem um custo. Basicamente você deverá escolher entre volume / área de impressão e preço. Poderia até incluir suporte técnico e recursos das impressoras, mas as impressoras de menor custo alcançaram boa parte da tecnologia avançada.
Com um pouco mais de R$1.000,00 você já consegue fazer a aquisição de uma impressora 3D 2K Mono, ultra-rápida, porém com volume de impressão reduzido. Mas esta impressora já é capaz de reproduzir as peças que um dentista ou protético precisa.
Mas se você não se sente à vontade em buscar informações e aprender por conta própria (vai por mim, a curva de aprendizagem é muito suave), pode ainda buscar impressoras mais caras com suporte, inclusive in-loco.
Quesito Resina 3D
A disponibilidade de resinas 3D para os modelos de impressoras é outro fator muito importante para ajudar a determinar que tipo de impressora comprar. As resinas para modelos, guias e talas são comuns e foram validadas na maioria das impressoras. Ou seja, empresas como a 3D Fila já criaram perfis de impressão específicos para o material em sua impressora. Mas alguns fabricantes de impressoras possuem restrições de resina, principalmente máquinas com a tecnologia SLA, como a FormLabs. A 3D Fila fabrica e desenvolve resinas para a maioria das impressoras 3D, mas também para estes equipamentos específicos.
Tenha em mente os diferentes tipos de impressora: SLA, DLP e LCD. O SLA é mais lento, pois rastreia cada parte da impressão. DLP e LCD são semelhantes porque curam uma camada ou corte de cada vez. No entanto, o DLP usa um projetor com espelhos e o LCD usa telas de cristal líquido.
Na maioria dos projetos, as impressoras 3D podem produzir várias impressões rapidamente e, ao mesmo tempo. Algumas impressoras têm uma área de impressão pequenas, mas ainda assim são capazes de imprimir rapidamente. Outros equipamentos podem ter uma mesa de impressão grande e demorar um pouco mais para imprimir. Tudo isso depende do tipo de impressora e tipo de resina que você está usando.
Estamos falando muito sobre velocidade de impressão, mas o que é uma impressão 3d rápida na odontologia? Ainda em 2023 a tecnologia consegue fazer a cura de camadas em até 1,7 s. Considere a impressão de uma X de 70 mm usando altura de camada de 0,05 mm, então 1400 camadas de uma arcada inferior. Com uma cura neste tempo levaríamos aproximadamente 40 minutos para finalizar a impressão de 1 ou mais peças.
Uma das vantagens com a impressora 3D é a capacidade de imprimir vários itens de uma só vez. E diferente das impressoras com filamentos, ter mais itens em uma mesa não aumenta o tempo de produção. Podemos imprimir de 12 a 18 arcadas de boca inteira no tempo que leva para fresar uma arcada. Imprimir modelos, talas e guia neste ritmo é uma grande vantagem. facilmente qualquer que seja a impressora que você escolher, certamente cobrirá os custos. Mas tenha certeza de que implementará protocolos de produção e limpeza adequadamente.
Você encontrará problemas, mas também aprenderá com eles
Se você despertou interesse sobre a impressão 3D na odontologia, comece a jornada o quanto antes. Você certamente colherá bons frutos por ser um dos pioneiros na odontologia a dominar esta tecnologia.
Entenda que existem prós e contras adicionais além do que discutimos aqui. Você deve ter expectativas realistas sobre essa tecnologia. Se você passar por erros de impressões no caminho, esteja preparado para criar um teste controlado para determinar se o seu fluxo de trabalho está com defeito ou se é um defeito da máquina ou resina. Esteja pronto para pesquisar qualquer problema e tenha em mente que isso levará tempo e repetição.
Por este motivo, a equipe Wave da 3D Fila desenvolve inúmeros artigos e materiais para ajudar os usuários das impressoras. Se você quiser, pode aprender com antecedência sobre os obstáculos que enfrentará no futuro através de artigos como os 13 maiores erros na impressão de resina que preparamos.
Lembre-se de que de maneira geral, uma impressora mais barata significa mais trabalho inicial e possíveis problemas a serem resolvidos. Você pode certamente comprar uma impressora da China, como em sites Aliexpress, Bangood ou até mesmo MercadoLivre, mas por um preço um pouco mais alto poderá desfrutar de um fluxo de trabalho completo e um sistema de suporte.
A jornada da impressão 3d na odontologia de cada um é diferente, mas essa é uma perspectiva realista quando se trata de comprar uma impressora. Compre a sua impressora, aprenda bastante e rapidamente dominará esta nova ferramenta.