Mulheres empreendedoras no mundo da Impressão 3D
A impressão 3D é uma tecnologia revolucionária que vem transformando a maneira como produtos são criados e fabricados. Desde objetos decorativos até próteses médicas, a impressão 3D tem permitido a criação de uma grande variedade de produtos de maneira mais rápida, barata e personalizada. E, dentro desse universo, é possível encontrar muitas mulheres empreendedoras que estão utilizando essa tecnologia para criar negócios inovadores.
As mulheres que empreendem com impressão 3D estão presentes em diversos segmentos do mercado. Algumas delas criam peças de joalheria e acessórios de moda, outras produzem objetos decorativos para eventos e festas, e há ainda aquelas que desenvolvem próteses e dispositivos médicos personalizados. Seja qual for a área de atuação, todas essas mulheres têm em comum a paixão pela tecnologia e pela criação de soluções inovadoras.
Uma das vantagens da impressão 3D é que ela permite que as empreendedoras produzam pequenas quantidades de produtos de maneira rentável. Isso é especialmente útil para quem está começando um negócio e ainda não tem capital para investir em grandes estoques. Além disso, a impressão 3D também permite que os produtos sejam personalizados de acordo com as necessidades e preferências dos clientes, o que pode ser um grande diferencial em um mercado cada vez mais competitivo.
Outra vantagem da impressão 3D é que ela permite que as empreendedoras trabalhem em casa ou em pequenos espaços de trabalho. Isso pode ser muito útil para mulheres que precisam conciliar o empreendedorismo com outras responsabilidades, como cuidar dos filhos ou de familiares idosos. Além disso, a impressão 3D também pode ser uma opção para mulheres que moram em regiões remotas ou que têm dificuldade de acesso a equipamentos de produção convencionais.
As mulheres já representam cerca de 13% da indústria de impressão 3D, e essa porcentagem está crescendo mais a cada dia.
Algumas mulheres que empreendem com impressão 3D já estão alcançando grande sucesso em seus negócios.
Por exemplo, a empreendedora americana Grace Choi criou uma empresa chamada Mink, que permite que os clientes criem sua própria maquiagem usando impressoras 3D.
Já a empreendedora francesa Vanessa Campanacho fundou a AnatomikModeling, que produz próteses médicas e ossos personalizados utilizando impressão 3D.
Heloisa Neves, a brasileira que participou ativamente da criação da Rede de Fab Labs no Brasil, é co-fundadora do WeFab e já palestrou no TEDX sobre o tema.
Além de ser formada em Arquitetura e Urbanismo, e ter doutorado em Design na Universidad de Sevilla, Heloisa adquiriu muito conhecimento ao viajar para conhecer vários FabLabs de referência na Europa ter se graduado pelo Fab Academy de Barcelona em 2012.
Atualmente, ela é professora do Insper e continua contribuindo com a disseminação da cultura Maker no Brasil.
Maria Elizete Kunkel é professora de Engenharia Biomédica (Biomecânica) na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e embaixadora da Women in 3D Printing Brasil.
Formada em Física, Jornalismo Científico e Biomecânica no Brasil e na Alemanha, também coordena projetos de pesquisa nas áreas de Tecnologia Assistiva da UNIFESP.
Além de todos os títulos e teses, Maria criou o Mao3D: uma plataforma dedicada a próteses de impressão 3D para brasileiros.
Essas são algumas exemplos de mulheres que trabalham com a impressão 3D para criar peças e produtos. Existem muitas outras profissionais talentosas e criativas no Brasil e no mundo todo que utilizam essa tecnologia de maneiras diversas e interessantes.
Seja no setor de engenharia, arquitetura, design, moda ou em sala de aula, as mulheres sempre estiveram envolvidas com o progresso da tecnologia.
Com a quebra de paradigmas e a maior acessibilidade da tecnologia nos últimos anos, elas vem ganhando cada vez mais espaço e voz no mercado de impressão 3D.
Em resumo, as mulheres que empreendem com impressão 3D estão abrindo novos caminhos no mundo dos negócios. Elas estão utilizando uma tecnologia revolucionária para criar soluções inovadoras e personalizadas, e mostrando que é possível empreender com sucesso mesmo em um mercado cada vez mais competitivo. Com a criatividade, dedicação e habilidade técnica, essas mulheres estão provando que a impressão 3D pode ser uma ferramenta poderosa para o empreendedorismo feminino.