Impressão 3D de peças pequenas: 5 dicas para imprimir com qualidade

A impressão 3D de peças pequenas deve ser feita com cuidado para garantir a qualidade na fabricação da peça

A impressão 3D de peças pequenas é uma realidade já consolidada entre os praticantes da tecnologia, que começou justamente com essa aplicação. O grande avanço deste tipo de impressão 3D é tanto o aumento da área de impressão quanto as melhorias no fortalecimento da estrutura e na velocidade de impressão.

A tecnologia de manufatura aditiva permite a impressão 3D de peças pequenas, desde que sejam tomados os devidos cuidados para manter a qualidade da impressão. Os cuidados variam desde a preocupação com a velocidade de impressão e até ao tamanho final do objeto, passando também pelo tamanho do bico e o tamanho da mesa de impressão. E você, quer saber mais sobre as dicas para garantir a qualidade na impressão 3D de peças pequenas? Continue lendo nossa publicação!

Dicas para o sucesso na impressão 3D de peças pequenas

A impressão 3D de peças pequenas é uma das grandes utilizações da manufatura aditiva, sendo a responsável pelo início da tecnologia. A peça já pode ser criada pensando nesse tipo de impressão 3D ou pode ser adaptada a partir dos softwares específicos para este tipo de aplicação, sendo que em todos os casos é necessário estudo e entendimento do processo como um todo. Levando em consideração todos os pontos de atenção para a impressão 3D de um modo geral, na impressão 3D de peças pequenas existe mais alguns pontos de atenção, para garantir a qualidade e a eficiência durante o processo.

Cuidado com a velocidade de impressão

Na impressão 3D de peças pequenas, a velocidade não é sinônimo de qualidade. Para obter o sucesso desejado neste tipo de aplicação, deve-se estar atento a velocidade correta tanto na extrusão do filamento quanto na movimentação do bico extrusor pela área de impressão. Um ponto importante é que baixas velocidades também não são sinônimos diretos de maior qualidade na impressão 3D de peças pequenas. Quanto menor a velocidade, o bico extrusor ficará por mais tempo numa mesma região. Isso pode garantir que as camadas sejam depositadas de forma correta, desde que a velocidade não influencie na temperatura da região e impacte no resfriamento da área, fazendo com que a peça se deforme.

Utilize todo o espaço da mesa de impressão

Esta dica é muito importante para a impressão 3D de peças pequenas e mostra a importância de imprimir mais de um objeto pequeno ao mesmo tempo na mesa de impressão. A explicação para essa dica está integrada com a dica anterior – quando existe somente uma peça na mesa de impressão o bico quente ficará mais tempo sobre uma região, dificultando que as camadas resfriem e o material tome a forma correta.

animação em gif demonstrando a impressão de uma peça pequena e uma torre de sacrifício

Com o material quente por muito tempo, corre o risco do aparecimento de bolhas e falhas no acabamento superficial da peça pequena. Ao colocar mais de uma peça na mesma mesa de impressão, o bico extrusor irá viajar pela área de impressão por mais tempo, melhorando consideravelmente o acabamento final. Você também pode imprimir uma torre de sacrifício, que posicionada longe de sua peça, também ajudará no aumento do tempo de resfriamento. O problema desta dica é a possível perda de material quando se quer utilizar a impressora 3D para fabricar apenas uma peça. Entender os riscos e produzir mais de uma peça na mesa pode fazer com que não se perca todo o trabalho realizado.

A temperatura pode ser um pouco reduzida

Realizar a impressão 3D de peças pequenas pode ser uma boa saída para garantir a qualidade da fabricação, desde que respeitadas as faixas de temperatura indicada pelo fabricante do filamento em cada material. Além disso, uma redução além do indicado pode forçar o sistema extrusor, podendo danificar inclusive a impressora 3D.

Peça da esquerda com aquecimento e ventilação adequados – peça da direita com aquecimento e ventilação inadequados

Um ponto importante é a experimentação. Vale a pena realizar testes para conhecer mais sobre a impressora e sobre o filamento que está sendo utilizado, principalmente para melhorar a configuração e o comportamento da impressora.

Faça o uso do cooler com moderação

O cooler ou ventoinha direcional é muito importante para impressão de peças pequenas. Mesmo que a impressora não possua essa peça de fábrica, a instalação poderá impactar diretamente na impressão 3D de peças pequenas. Isso irá ajudar no acabamento e na fabricação das peças, principalmente quando a temperatura não está sendo controlada de acordo com a impressão 3D. Alguns cuidados devem ser tomados, como o fato do filamento se tornar quebradiço quando a peça é resfriada. O ABS tem uma tendência a apresentar essa contração, portanto é importante estar atento ao comportamento da peça e do ambiente durante a fabricação. Então quando imprimir com filamentos que tem efeito maior de contração ou warping, faça experimentos com diferentes potências da ventoinha. Este controle existe e pode variar de 0% (desligada) até 100%. Fique atento ainda que sua ventoinha, com o passar do tempo, pode não mais apresentar toda a potência original de fábrica e com o tempo soprar menor quantidade de vento. Uma manutenção ou troca pode ser necessária.

Utilize bicos extrusores menores

A última dica é fazer a utilização de bicos de extrusão menores para a impressão 3D de peças pequenas. O intuito principal desta dica é gerar camadas com menor largura, proporcionando assim mais detalhes na peça. Utilizando softwares como o Simplify, o tamanho do bico e a largura da camada já são configurados automaticamente. Lembre-se ainda que camadas menores exigem menor temperatura para que ocorra a fusão. Quer saber mais sobre altura de camadas? Siga por este artigo que publicamos para você! O importante é entender que na impressão 3D de peças pequenas, quanto menor o bico extrusor mais detalhes irão ser produzidos na peça, principalmente pelas características singulares deste tipo de fabricação. Mas lembre-se de que a qualidade também é limitada à precisão de sua impressora 3d, em seus movimentos nos eixos x e y. Também preparamos um artigo sobre tamanhos de bicos, qual usar e seus prós e contras. Veja aqui mesmo!

Bônus!

Você sabia que existe uma plataforma que cria miniaturas de RPG customizáveis? Siga agora para o Hero Forge e crie centenas de personagens rapidamente!

Saiba mais!

É importante ter em mente que a impressão 3D de peças pequenas não deve ser tomada da mesma forma que uma impressão 3D regular, principalmente pelas características que fazem com que a qualidade da peça seja a melhor possível. Outro ponto importante é a eficiência do processo de fabricação como um todo, que depende da aplicação e da utilização de algumas configurações específicas neste tipo de impressão 3D. Quer saber mais sobre a impressão 3D? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades do blog da 3D Fila! Não deixe também de consultar nosso Guia de Soluções com muito mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *