Filamento 3D e a impressão de máscaras para combater o Covid-19
O filamento PETG é um dos mais indicados para impressão de máscaras que auxiliam na luta contra o novo COVID-19. Será ele o filamento 3d por suas propriedades a ser mais adequado diante esse cenário?
O filamento PETG é um dos principais tipos de filamentos utilizados na impressão 3D. Devido a pandemia do novo corona virus, o PETG ganhou maior notoriedade. O motivo é estão sendo impressas máscaras (Face Shields), utilizando esse filamento, que auxiliam na proteção de profissionais de saúde no combate ao vírus.
A impressão das máscaras está mobilizando o mundo todo , especialmente a comunidade 3D, maker. Porém será mesmo que o filamento PETG é único para está aplicação?
Entendo o grande aumento em sua procura, criamos este conteúdo para você conhecer porque o PETG é um dos filamentos 3d mais adequado para impressão das máscaras (modelos conhecidos como face shields),quais suas principais características e quais outros filamentos são indicados para este tipo de produção.
Abaixo seguem também links dos diversos tipos de modelos 3d de máscaras face shields.
- https://www.prusaprinters.org/prints/25857-prusa-face-shield
- https://www.thingiverse.com/thing:4166543
- https://www.thingiverse.com/thing:4242700
Quais são as principais características do PETG?
Uma das principais características do PETG é sua resistência e facilidade em imprimir com grande qualidade em impressoras abertas. Por isso, ele é bastante utilizado na impressão de peças que precisam absorver impactos.
Muitas são as suas vantagens entre elas a não emissão de gases tóxicos, possibilidade de uso de impressoras abertas, além de não delaminar ou rachar (warp).
Além disso, a matéria prima do filamento PETG é considerada FoodSafe por vários orgão mundias certificadores, ou seja, pode entrar e permanecer em contato com alimentos e líquidos para ingestão. Porém, como os filamento coloridos carregam pigmentos, indicamos apenas o PETG natural para garantia ser for entrar em contato com comida. Vale reforçar que no processo de impressão 3d pode-se perder essa propriedade, pois as impressoras não são esterilizadas.
Se você quer saber mais sobre como imprimir com PETG e como configurar sua impressora 3d para usar esse filamento, temos um conteúdo no blog.
Posso usar outro filamento 3D além do PETG na impressão de máscaras?
O PETG é um dos mais indicados para a impressão das máscaras que estão ajudando no combate ao corona vírus, pois no site da PRUSA, empresa que liberou os primeiros arquivos para impressão das peças, recomenda-se a utilização do PETG.
Mas afinal, qual a diferença entre o desempenho do PETG e de outros filamentos para essa finalidade?
Nós recomendamos além do filamento PETG XT os filamentos PLA easyfill e o filamento Tritan HT.
Resistência mecânica
O manuseio frequente das máscaras faz com que a resistência mecânica seja importante e necessário na impressão dessas peças. Usar o PLA basic ou aquele PLA mais simples encontrado no mercado não irá dar a resistência mecânica, com certeza com o uso rapidamente mascaras produzidas com PLA basic irão quebrar pelas próprias características desse tipo de filamento.
Então tenha em mente que para isso temos 3 opções filamentos 3d: Filamento PLA easyfill, filamento PETG XT e Filamento Tritan HT.
Importante lembrar que o Filamento Tritan deve ser impressora apenas em impressoras fechadas e que a temperatura de bico atinja pelo menos 270 graus.
Boa adaptação com a pele
Da mesma forma as matérias primas dos filamentos 3d PETG XT, Tritan HT e PLA easyfill são as que possuem melhor adaptação com a pele humana. Isso quer dizer que trazem menos riscos à saúde de quem está utilizando, sendo menos propensa à alergias e irritações. Como conhecido o filamento ABS premium não é indicado, pois pode mesmo que não comum trazer efeitos negativos com o contato com a pele.
Para os profissionais de saúde que a utilizarão por muitas horas, é importante que a máscara não os machuque ou gere desconforto. Esses são grandes diferenciais dos fialmentos 3d PLA easyfill, Tritan HT e PETG XT, pois sem dúvidas é um dos principais motivos pelo qual ele é escolhido para impressão das máscaras.
Não reagentes ao álcool
Como você deve saber a limpeza e esterilização dos materiais é imprescindível para manter a segurança de pacientes e profissionais. Algo que deve ocorrer com muita frenquência semelhante a higienização das mãos. Os filamentos PETG, PLA easyfill e Tritan são filamentos que não reagem ao álcool, por isso podem ser adequadamente higienizados, quantas vezes forem necessário, que não sofrerá nenhum tipo de reação ou degradação.
Agora você já sabe porque o PETG não é o unico filamento 3d adequado na impressão de máscaras que ajudam no combate ao corona vírus.
Impressora 3d sem mesa aquecida
Ë importante ter em mente que como podemos ver os filamentos de materiais servem para atender a demanda de produção de máscaras, mas muitas impressoras não tem mesa aquecida requisito importante para boa impressão usando filamento PETG.
Sendo assim recomendamos fortemente o filamento PLA Easyfill que pode ser impresso em impressoras abertar e sem mesa aquecida tendo excelente aderência.
Outra grande vantagem se comparado ao filamento PETG é que o PLA Easyfill consegue ser trabalhado com velocidade de impressão muito superior. Sendo assim você poderá construir um número significantemente maior de máscará para serem doadas.
A ONG Enable
A 3D Fila está a ONG Enable também no atendimento da demanda por face shields.
Se antes a 3D Fila apoiava e patrocinava a ONG que era conhecida por doações de próteses de membros superiores o foco virou para as máscaras.
Desde o início foi criado através de um link para cadastro de locais que necessitavam receber as máscaras. O cadastro feito pelo site é avaliado para aprovação evitando que as doações caiam na mão de aproveitadores.
Também o site facilitou para que um número enorme de donos de impressoras 3d soubessem locais para entrega e contato das pessoas responsáveis nas instituições.
A 3D Fila doou centenas de quilos e fez grandes descontos para quem pudesse ajudar.