Como devo curar resina 3D?

Você sabe o que é o processo de cura? Neste artigo iremos te explicar e ainda indicar como poderá fazer a cura de sua resina 3D. Vamos lá?

Você sabe o que é realmente o processo de cura? Sabe como curar resina 3D?

O processo de cura é usado em diversas atividades, até mesmo na fabricação de queijos! Mas é claro que se tratam de processos bem diferentes.

A cura é um processo durante o qual ocorre uma reação química (como polimerização) ou ação física (como evaporação), resultando em um composto mais duro, mais resistente ou mais estável (como um adesivo) ou uma substância (como concreto).

O processo de cura, ou polimerização da Resina 3D ocorre pela incidência de Luz UV. A Luz UV compreende o espectro que vai de aproximadamente de 10 nm a 400 nm e esta radiação está presente na luz solar. As resinas 3D costumam ser curadas no limite desta faixa, em torno de 405 nm.

Espectro de Luz

Você pode ainda perceber que a cura da resina 3D ocorre em uma faixa do espectro que é visível ao olho nu, acima de 380 nm. Não é à toa que os dispositivos de cura emitem uma luz violeta. Por favor, não olhe diretamente para esta luz!

A cura da resina 3D pode ser feita por estas e outras maneiras não citadas

O sol é a única forma no qual não temos controle de tempo e potência para exposição aos raios UV, mas é uma fonte gratuita e inesgotável.

Nos demais dispositivos você poderá controlar o tempo de cura. Mas você precisa estar atento à potência do dispositivo ou lâmpada / LED. Quanto maior a potência, mais rápida ocorrerá o endurecimento do líquido.

Redobre o cuidado quando estiver realizando estes procedimentos. A cura de resina 3D é uma reação química exotérmica, o que quer dizer que libera calor. Ou seja, pode chegar a temperaturas altas rapidamente. Existe risco de queimadura.

Que bom que você aprendeu algo mais! Continue seguindo nossos artigos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *