6 dicas de especialistas para iniciantes sobre impressoras 3d

Conheça todos os detalhes com as melhores dicas para impressoras 3D selecionadas por especialistas na área.

Quando se está começando no mundo da impressão 3D, tudo pode parecer um pouco complicado e uma infinidade de desafios surgem ao se adquirir a primeira impressora 3D.

Estes desafios são normais no início de qualquer projeto e seguir as melhores dicas para impressoras 3D é um ponto importante quando se está na busca para obter resultados considerados como confiáveis e com um alto grau de permanência. 

A seguir fizemos uma curadoria com algumas dicas de especialistas que compartilham do seu conhecimento sobre uma impressora 3D para os iniciantes é um ótimo ponto de partida. Essas melhores dicas para impressora 3D surgiram a partir de infinitas horas de impressão 3D falhas, além de estudo sobre o equipamento e sobre a tecnologia como um todo. 

Continue acompanhando as nossa publicação e saiba mais sobre as melhores dicas para impressoras 3D para os iniciantes! 

Extrair o máximo de informação destas dicas é um ponto importante para o sucesso no mundo da impressão 3D. 

Dica #1 – Para obter qualidade, a impressão 3D necessita de configuração e calibração

Uma das primeiras dicas de um profissional para os iniciantes no mundo da impressão 3D é que quase sempre o equipamento irá necessitar de alguma configuração prévia e uma calibração para obter sempre os melhores resultados. Mesmo com os kits, ainda é necessário algum trabalho prévio e posterior a montagem para que fique tudo perfeito. 

Outro ponto é a preocupação com a calibração e o foco nos problemas. Uma impressora é um equipamento complexo e geralmente quando ocorre um problema, muitos pontos diferentes podem estar envolvidos. Saber diagnosticar a impressora 3D é uma vitória para uma experiência completa com o equipamento. 

Dica #2 – Realize alguns testes e se sinta confortável com o seu equipamento

Nesta segunda dica para iniciantes dentre as melhores dicas para impressora 3D, ao se utilizar este tipo de equipamento pela primeira vez é importante imprimir objetos iguais, como um cubo com 20mm para garantir a configuração e a calibração. Este cubo também pode ser impresso de forma oca, para garantir as calibrações da largura de perímetro do programa de fatiamento. Os cubos também servem para monitorar o ângulo de inclinação entre os eixos X, Y e Z. 

Outro ponto importante é estar confortável com o equipamento utilizado, principalmente com o tipo de bico extrusor ou com a mesa de impressão 3D que está instalada na sua impressora 3D.

Você pode realizar seus testes imprimindo peças, como essas do exemplo abaixo. E pode conferir mais peças de teste nesse Artigo.

Dica #3 – Prepare a sua impressão 3D com cuidado e faça o trabalho sempre por etapas

O cuidado na hora de preparar a impressão 3D começa ao se certificar que a impressão 3D irá grudar na mesa de impressão 3D e vai se espalhando durante todo o processo. Entre as melhores dicas para impressoras 3D, este usuário avançado também destaca que o trabalho deve ser feito sempre em etapas e utilizar um bom software fatiador pode fazer a diferença ao final do processo. 

Outro ponto é prestar atenção no que se está fazendo e tomar o devido cuidado, principalmente quando se está lidando com uma impressora 3D. A primeira camada pode ser mais ampla do que o que foi configurado e até a alta temperatura da peça ao final do processo. 

Dica #4 – Prenda o filamento corretamente na placa de construção e tome cuidado ao alterar o filamento

Novamente, tome cuidado ao preparar a impressão 3D e um ponto importante é prender o filamento na placa de construção para que a peça não saia do ponto de onde deve estar durante todo o processo de impressão 3D. Ainda neste dica para os iniciantes na área, é importante aplicar um sútil empurrão no filamento novo ao se realizar esta mudança. 

Este expert na área também indica que o começo é sempre difícil e não deve ter medo de desmontar o equipamento sempre quando necessário – inclusive ele destaca que é a melhor forma de aprender a consertar o seu equipamento. Além disso, participe de comunidades e de discussões sobre o assunto com outros colegas. 

Dica #5 – A impressão 3D não é como mágica e é importante aprender a projetar os seus próprios modelos

Dentre as melhores dicas para impressoras 3D, deve-se entender que não é como mágica e um pensamento cuidadoso sobre o seu modelo é um dos pontos chave para obter bons resultados. Os modelos funcionarão melhor quando orientados da maneira correta para sempre ter o apoio necessário na mesa de impressão 3D. 

Além de entender melhor sobre o processo de impressão 3D, também deve-se prestar atenção para saber projetar os seus modelos 3D. Isso irá impactar na utilização de todo o potencial do seu equipamento e também na independência de projetar a modificar os modelos 3D.  o trabalho deve ser feito sempre em etapas e utilizar um bom software fatiador pode fazer a diferença ao final do processo. Você pode visitar esses artigo que elencam alguns sites de modelagem: Os 5 melhores Softwares para modelagem 3D.

Dica #6 – Entenda toda a filosofia por trás do processo de impressão 3D

Ao perceber que a impressão 3D depende de diversos fatores e variáveis, também percebe-se que é mais como uma filosofia do que um simples processo. O iniciante deve se esforçar como um designer, criador, cientista e até um artista e a combinação da pessoa e do hardware que fazem o sucesso ao utilizar a impressora 3D. 

A parte mais desafiadora do processo pode ser tirar o equipamento da caixa e realizar o primeiro processo de impressão 3D, além de inspecionar toda a impressora 3D para se certificar que ela não foi danificada durante o transporte. 

Saiba mais! 

As melhores dicas para impressoras 3D de especialistas são um ótimo passo para conhecer melhor sobre a área e ficar por dentro de todos os detalhes para obter os melhores resultados durante o processo de impressão 3D. 

Continue acompanhando as nossas publicações e saiba mais!