Protótipo: o que é
Conheça as vantagens e seus avanços.
O que é protótipo?
Protótipo é o “primeiro tipo criado, original. Algo feito pela primeira vez e, muitas vezes, copiado ou imitado; modelo padrão”. Dicionário on line
O conceito que encontramos no dicionário diz muito, mas não fala tudo! Talvez porque, até há pouco tempo, a prototipagem não tinha tantos outros sinônimos, como agora. O protótipo é um teste para designers, engenheiros, estudantes ou qualquer pessoa que tem uma ideia e quer desenvolvê-la. Essa prévia dá forma ao projeto, possibilitando assim um contato real do criador com a peça. Isso permite experimentar sua funcionalidade, avaliar a estética e qualquer outro resultado desejado, fazendo ajustes, quando necessário.
As vantagens do protótipo
O smartphone, o carro e o computador, fazem parte do nosso cotidiano, já foram meros protótipos. Na fase pré-fabricação, quando eles eram só um modelo, seus criadores tiveram a chance de ver de perto, pegar e manusear suas diversas partes, verificar seus controles e o encaixe de cada pecinha.
Permite a avaliação minuciosa do projeto
Aumenta a chance de vender uma ideia
Ter a ideia em mãos possibilita um estudo mais acurado da mesma. Pontuar os acertos, as falhas, avaliar a estética, praticidade e assim, ter certeza de que o projeto alcançou o objetivo final. Com isso, os problemas são sanados e o designer pode fazer todas as mudanças necessárias para que o conceito seja validado. Falar sobre um produto ou apresentar sua ideia por escrito e com o apoio de ilustrações nunca é tão impactante quanto a oportunidade de mostrar o protótipo e oferecer a seu cliente ou parceiro de negócios a chance de “tocar na sua ideia”. Ter a peça em mãos pode facilitar a liberação de verba para a execução de novos projetos. Se por algum motivo o cliente e designer não estão falando a mesma língua, o protótipo vai ajudar a esclarecer os pontos divergentes, apontando mudanças necessárias.
Economiza tempo e dinheiro
Assegura a alta qualidade do projetoEntre os vários benefícios, a prototipagem rápida economiza tempo, dinheiro e energia. Apesar de serem mais acessíveis do que nunca na história industrial, os protótipos atuais são complexos, detalhados, próximos do produto final. Caso um protótipo não alcance o resultado desejado, existe a chance de novos testes, por ser um processo mais rápido e mais barato. Fazer (e ocasionalmente, refazer) o protótipo é um investimento seguro, que evita a produção em maior escala de produtos que poderiam apresentar problemas para o consumidor final. Ajustado o protótipo, há mais segurança para fazer lançamentos de alta qualidade e que atendam perfeitamente a demanda desse consumidor.
Avanços da prototipagem
Para muitas das invenções, foram anos de experimento, até chegar ao produto final. Um exemplo disso é a lâmpada que teve seu primeiro modelo em 1809. Depois disso, outros protótipos foram criados até 1879, quando Thomas Edson desenvolveu sua lâmpada incandescente.
Antes, para se ter um protótipo, eram necessárias semanas ou até meses. E foi buscando uma solução para esse problema, que o norte-americano Chuck Hull, na década de 80, criou a estereolitografia ou impressão tridimensional.
A impressão 3D é considerada por muitos especialistas a nova revolução industrial. Ela causou um alto impacto na indústria e vem trazendo avanços em diferentes áreas, sendo a principal ferramenta de prototipagem rápida. Os filamentos da 3D Fila são aliados de quem deseja ter o projeto em mãos.
Essa é a melhor forma de investir na avaliação da peça e promover melhorias, sempre que necessário. A 3D Fila é a principal fabricante nacional de filamentos para Impressão 3D, com a maior qualidade e ampla variedade de materiais para atender todas as aplicações de protótipos. Conheça toda nossa linha de filamentos: ABS Premium+, ABS Cristal Premium+, FLEX, PETG XT, PLA e Tritan HT. Agradecemos a oportunidade de fornecer o melhor filamento 3d para você prototipar!