Você sabia que a Impressão 3D está acelerando o processo em indústrias?
A impressão 3D está acelerando o processo em indústrias a partir da utilização de novos materiais e formas de produzir, principalmente com a mudança dos materiais comuns de produção como plásticos, resinas e nylon para a adoção da produção utilizando o metal. Isto impacta diretamente a evolução da manufatura aditiva neste setor.
Com isso, a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias juntamente com a otimização destes processos e impacto direto nos seus resultados positivos.
Sendo principalmente utilizada para a produção de modelos complexos, a impressão 3D pode ser considerada como uma grande revolução para as indústrias de vários setores diferentes, como o automotivo, construção de maquinário, aviação, arquitetura e design, dentre outros.
E você, quer saber mais como a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias? Continue acompanhando a nossa publicação!
A impressão 3D está acelerando o processo em indústrias
A manufatura aditiva está revolucionando a forma de produção da indústria como um todo, principalmente na produção de modelos complexos e com alto custo.
Manufatura Aditiva (MA) ou “Impressão 3D” refere-se ao conjunto de processos que produzem peças a partir da adição de material, geralmente camada sobre camada. Eles se diferem dos métodos tradicionais de fabricação, como por exemplo a usinagem, que consiste na retirada sucessiva de material de um bloco, sendo esses métodos chamados de processos de manufatura subtrativa. O mercado da manufatura aditiva tem crescido exponencialmente nos últimos anos e espera-se que seja quadruplicado até 2027.
Com aplicações em diversos setores da indústria, está promovendo um a verdadeira revolução no modo como um produto é entregue ao seu cliente — os níveis de customização e modelagem são importantes para o sucesso da tecnologia.
Abaixo alguns exemplos de setores que fazem utilização da impressão 3D.
Próteses médicas
As próteses médicas são um ótimo exemplo do alto nível de customização da impressão 3D para os seus usuários.
Com a produção de alta precisão, a manufatura aditiva já está auxiliando na produção de ossos do crânio e até de cartilagem da orelha.
Utilizando um material especial a partir de minerais presentes nos ossos e plástico biocompatível, a impressão 3D consegue produzir um substituto ósseo artificial de alta qualidade para ser aplicado nos pacientes.
Automotivo e Aviação
Tanto a companhia americana Tesla Motors, quanto o instituto Fraunhofer são ótimos exemplos de companhias que aplicam a impressão 3D para melhorar os seus processos.
A Airbus também pode ser considerada como um ótimo exemplo, principalmente por contar com os suportes para o batente das portas do A350 sendo produzido através da manufatura aditiva, com estabilidade igual ao produzido com metal fundido e 60% mais leves, levando maior economia de combustível para a aeronave.
Quando o assunto é indústria automotiva, produção aditiva é uma peça fundamental para a produção dos automóveis. Até agora, a tecnologia de impressão 3D era só uma ferramenta para protótipos, mas agora já começa também a ser utilizada na própria produção dos veículos automotores.
Outras indústrias já utilizam a impressão 3D como uma alternativa excelente, como acontece com a medicina e odontologia, aeroespacial, construção de habitação e muitos eletrônicos.
A empresa norte-americana Local Motors desenvolveu o Strati, o primeiro carro a ser produzido por impressora 3D. O design do veículo levou anos para ser projetado, mas a impressão tridimensional do automóvel durou apenas 44 horas. Somente sua carcaça foi fabricada com a tecnologia. Ele foi montado durante um evento nos Estados Unidos.
Startups
As Startups não são necessariamente um setor da indústria, mas se beneficiam como um todo da impressão 3D em qualquer que seja a sua área de atuação.
Conforme a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias, está também impactando as Startups que cada vez mais aderem a esta tecnologia para produzir protótipos com baixo custo e baixa escala de produção.
A impressão 3D atua também neste ponto, sendo ideal para a produção de um a 5 mil exemplares de um protótipo, por exemplo.
Logística
O setor de logística e de transporte são ótimos exemplos de como a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias.
Como exemplo, a UPS não está mais enviando alguns tipos de peças fisicamente, ela faz o envio do arquivo digital e a peça é impressa diretamente no local e fica disponível assim que o processo acaba.
A impressão 3D leva a logística a uma nova dimensão, o maior potencial das impressoras 3D está na capacidade de simplificar os processos de produção. Essa transformação otimizará esses processos e reduzirá os tempos de entrega.
O uso de impressoras 3D na logística pode trazer vários benefícios:
- Redução de estoque: a fabricação sob demanda reduz os custos de armazenagem, já que apenas os materiais essenciais e produtos acabados são armazenados (por um tempo limitado) até que sejam enviados aos clientes.
- Uso da superfície: ao reduzir o estoque, é necessária uma superfície de armazenagem menor (algo especialmente benéfico para pequenas e médias empresas).
- Diminuição dos envios: para imprimir um produto, não é necessária uma grande área, portanto esse processo pode ser realizado em qualquer instalação próxima ao cliente. Dessa forma, é percorrida uma distância menor na entrega da mercadoria e, com isso, há menos contaminação.
- Agilidade e entregas pontuais: com a produção tradicional, os produtos devem passar por vários estágios antes de chegar ao cliente final. As impressoras 3D, por outro lado, simplificam a complexidade dos processos de fabricação dos produtos, o que permite um descarte mais rápido dos artigos para distribuí-los o mais rápido possível.
- Menos devoluções: a customização do produto é uma forma de garantir a satisfação do cliente e, portanto, evitar devoluções.
Música
O setor de instrumentos musicais sempre foi conhecido pela sua precisão e excelência na construção dos produtos, principalmente quando se tratava de métodos milenares de produção.
Por só utilizar materiais primas específicas, este setor está sofrendo com a expansão e dependência destas matérias primas que são cada vez mais raras.
A procura por materiais alternativos está impactando diretamente na adoção da impressão 3D para este setor.
Um exemplo é na produção do corneto, instrumento de sopro da era renascentista e que tem um som entre uma flauta doce e um trompete.
Alguns estudos estão sendo feitos para produzir este instrumento utilizando nylon, produzindo ótimos resultados tanto entre músicos especialistas quanto entre cientistas.
A Acoustical Society of America (ASA) vai imprimir violinos em 3D para tornar o instrumento mais acessível para centenas de crianças e adultos que querem aprender a tocar.
A impressão 3D de metal na indústria
Este é um ponto importante e que pode ser considerado como divisor de águas, principalmente pelo fato de que a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias.
A utilização do metal na manufatura aditiva é importante para manter o panorama de crescimento da tecnologia na área industrial, ajudando as iniciativas pontuais para que se tornem iniciativas em massa por todo o setor.
Empresas do setor automotivo já estão atentas para este panorama de crescimento e já está investindo em empresas e Startups que atuam diretamente na área de impressão 3D utilizando metal.
Conheça a maior impressora 3D de metal do mundo, usada para a construir foguetes
Ex-funcionários da SpaceX e Blue Origin criaram a Stargate, uma impressora 3D de sinterização a laser.
A Volkswagen fez uma parceria com a HP para trazer a nova impressora Metal Jet para a sua linha de produção com a finalidade de reduzir a produção de máquinas para a linha de produção.
A Ford também fez investimentos em uma Startup fundada por dois estudantes e quatro professores do MIT.
A Desktop Metal foi criada em 2015 e já tem avaliação de mais de US$1 bilhão, se tornando um chamado “unicórnio”. Atraiu investimentos da montadora que também quer levar mais tecnologia e praticidade para a sua produção de veículos.
Além do setor automotivo, o setor de aviação e de joalheria também estão atentos a estas mudanças e já utilizam a solução de impressão 3D com metal.
A companhia italiana AvioAero cria componentes para aviação utilizando a impressão 3D de metais e a companhia francesa Utinam Besançon está utilizando a manufatura aditiva com metais para otimizar o seu processo de produção de relógios de altíssimo padrão.
Saiba mais!
A impressão 3D está acelerando o processo em indústrias e está acarretando em otimização, melhora nos índices de eficiência e produtividade além de impactar positivamente diversos setores.
A adoção da tecnologia em larga escala está abrindo novas possibilidades em diversos campos de atuação, principalmente com a aplicação de novos materiais para a impressão 3D, como o metal.
E você, quer saber mais sobre como a impressão 3D está acelerando o processo em indústrias? Curta a página da 3D Fila no Facebook e acompanhe todas as nossas novidades!