Impressora 3D ANET A8
Então você adquiriu um Kit ANET A8 pela internet (MercadoLivre, BangGood, etc.). Depois de algum tempo de espera as peças chegaram para você. Você montou a impressora e está naturalmente enfrentando alguns obstáculos. Preparamos um pequeno artigo para apontar alguns possíveis problemas e suas soluções.
Peças gratuitas para Imprimir Things 3D Fila
Ah, mas antes de começar, você sabia que a 3D Fila separou os melhores sites para encontrar peças legais e gratuitas para imprimir? Siga por aqui!
Lista de componentes que serão citados neste artigo:
Tubo de Teflon
Fibra de vidro (Manta Térmica)
Nossa percepção
Compramos e montamos uma ANET A8 e resumimos este processo da seguinte forma:
Tempo gasto em etapas da montagem
- Montagem: 6 horas;
- Calibração inicial: 4 horas.
Peças que precisaram ser trocadas
- Fonte;
- Extrusor;
- Rolamento linear.
Problemas encontrados
- Fonte de 220w. A impressora poderá usar uma gama maior de materiais se instalar uma fonte de 360w +;
- Bico entupido (ponta amassada);
- Correias duras (gera vibração e perda de passo);
- Motor EXTRUDER aquecendo( isto ocorre pois o acoplamento de metal não tem sistema de resfriamento ou dissipação);
- Vibrações muito visíveis (rolamentos estourados);
- Rolamentos danificados (faltando esferas);
- Extrusora inicial que veio, sempre vazando filamento, principalmente com PETG XT(a garganta veio trincada );
- Peças com vibrações mesmo após troca dos rolamentos;
- Placa eletrônica proprietária, não é como a Ramps 1.4, o que complica a implementação de autolevel;
- Muitas peças plasticas;
- Rápida perda de calor da mesa.
Testes iniciais
Após as trocas das peças originais, realizamos teste do “cubo de calibração” para aferição das três dimensões, a qual tem x, y e z. Constatamos um erro em Y, acima do aceitável, gerando muitas strings. A mesa foi montada novamente e percebemos que o aperto dos pillow blocks não estava balanceado. Então durante a montagem, fique atento neste ponto, não ultrapassando o torque necessário (não pode oferecer resistência ao eixo). Após a montagem da maquina novamente com as devidas observações feitas nos pilow block, a movimentação melhorou bastante, e o cubo de calibração saiu de forma satisfatória, tanto com os materiais ABS Premium+, PLA, PETG XT e TRITAN HT. Vazamento de material no bloco aquecido Durante os teste de impressões que exigem muito retract, e velocidade media (em torno de 40mm/s), as peças apresentaram defeitos e observamos vazamento de material entre o bloco aquecido e a garganta. Desmontamos a extrusora para limpeza, e durante a montagem, foi encontrada uma trinca da garganta ou heatbreak. Esta peça chinesa não é facilmente encontrada no Brasil, então optamos pela troca da extrusora. O problema foi totalmente sanado após a troca da extrusora. Impressões longas foram totalmente bem aproveitadas, com uma qualidade alta e satisfatória. A troca do modelo da extrusora com refrigeração anulou o super aquecimento do motor da extrusora, garantindo maior vida útil.
Demais problemas e suas soluções
Minha mesa não chega a 110°C
- Verificar a potência da fonte (para mesas de 20x20cm MK2A):
- Maior que 300 W: OK;
- Menor que 300 W: Necessária a substituição;
- Verificar a tensão em que a fonte está. Ele deve permanecer entre 12 e 14V e isto pode ser ajustado através de um trimpot disponível na fonte.
- Colocar uma manta térmica em baixo da mesa para diminuir a perda de calor. A manta não pode entrar em contato com a mesa, foi preciso usar um material como o papelão.
Está ocorrendo vazamento de plástico ou filamento derretido
- Verificar aperto do bloco;
- Verificar aperto do bico;
- Verificar aperto do HeatBreak (garganta) com o bico;
- Verificar aperto do corpo da extrusora com o HeatBreak.
As impressões não estão com boa aderência à mesa, a peça não está grudando na mesa
- Verificar se está usando a temperatura de mesa adequada e recomendada pelo fabricante de filamento;
- Verificar o nível dos 4 pontos da mesa (nivelamento). Executar o processo de calibração.
- Limpar a mesa.
- Normalmente um pano úmido, limpo e sabão neutro ou álcool será capaz de remover resíduos como gordura do seu vidro.
- Fazer o uso de adesivo como ABOND.
- Se sua mesa estiver vibrando muito, confira a parte mecânica. Vibrações podem prejudicar a aderência (dê uma atenção aos rolamentos).
A qualidade final de minhas peças não está muito boa
- Bico pode estar parcialmente entupido, prejudicando a resistência e qualidade final de impressão:
- Executar procedimento de desentupimento de bico.
- Conferir se o HeatBreak (garganta) possui tubo de teflon interno.
- Se existe o tubo de teflon (ptfe), verifique se não está queimado. Se estiver queimado ou derretido, será necessária a substituição da peça (o teflon será danificado se exposto à temperaturas maiores que 250°C).
- Se não possui, pode ser necessário executar o procedimento de desentupimento de bico.
O filamento não desce ou não sai do bico extrusor
- Temperatura de extrusão incorreta
- Verificar se a temperatura do bico está na temperatura recomendada pelo fabricante.
- Filamento não está sendo tracionado.
- Certifique de que a quantidade de filamento tracionado está correta. Use o procedimento de extrusão livre, enviando por exemplo o comando de extrusão de 50mm de filamento. Você pode fazer uma marcação do início da entrada do filamento até os 50mm. Após o procedimento, verifique se a marca foi alcançada. Caso não ocorra, pode ser necessário apertar a mola que faz a pressão do parafuso trator ou configurar corretamente os passos (steps/mm) do eixo da extrusora.
- Motor pode estar desativado
- Por segurança, a máquina apenas traciona o filamento após atingir certa temperatura;
- O motor pode não estar devidamente conectado;
- O “stepper driver” pode estar queimado.
- Filamento, após extrusão sai em formato helicoidal
- Bico pode estar parcialmente entupido e precisa executar o procedimento de limpeza.
- Bico entupido
- Verificar todo o conjunto do hotend, parte por parte e se necessário executar o procedimento de limpeza do bico.
- Filamento cavado no tracionador
- Retirar o filamento, cortar a parte danificada e inserir novamente.
Começo a imprimir e minha impressão para
- Mensagem de ERRO no LCD: “Thermal Runaway”
- Este erro pode ser por falha nos sensores de temperatura, variando de forma abrupta. Possíveis causas: defeito no sensor, defeito na controladora, mal contato ou sensores mal posicionados;
Minha impressão fica fraca, quebradiça, trincada ou falhada
- Garanta primeiramente que os passos por mm ou steps/mm da extrusora estão corretos e precisos:
- Eleve o cabeçote da extrusora e com a ajuda de uma caneta marca-texto ou hidrocor faça uma marca, partindo dabase de onde o filamento entra, de 100mm (10cm). Então faça a extrusão de 100mm de filamento e confira a marca.
- Se a marca não coincidir com a base de entrada do filamento, será necessária a correção dos passos por mm da máquina da extrusora;
- Se a extrusora estiver pulando (perdendo passo), a pressão da mola pode estar muito alta;
- Você pode estar com defeito no hotend, no teflon ou bico entupido.
- Eleve o cabeçote da extrusora e com a ajuda de uma caneta marca-texto ou hidrocor faça uma marca, partindo dabase de onde o filamento entra, de 100mm (10cm). Então faça a extrusão de 100mm de filamento e confira a marca.
Calibrando a mesa da ANET-8
Em parceria com a LuH3D, disponibilizamos abaixo um vídeo sobre como calibrar a mesa aquecida de sua ANET A8: https://www.youtube.com/watch?v=MFPKbz2h86c