Filamento PLA x ABS: afinal, qual a diferença?
Nesse artigo contaremos qual a diferença entre o Filamento PLA x ABS. Acompanhe e descubra como usá-los adequadamente em seus projetos!
Para começar um projeto de impressão 3D, um dos cuidados mais básicos é entender as características de cada filamento PLA ou ABS. Atualmente, ambos são os dois materiais mais utilizados no setor e indicados para diferentes necessidades.
Mas, na hora de “colocar a mão na massa”, os profissionais ficam em dúvida e mal sabem como reconhecer cada versão e seus parâmetros — especialmente, quando a compra do material vem sem o carretel.
Se você é um deles preparamos um artigo explicando o filamento ABS e o filamento PLA.
O que analisar durante a escolha do filamento PLA x ABS?
Mesmo após conhecer os detalhes do filamento PLA x ABS, é necessário olhar para outros fatores que garantirão a escolha mais assertiva. São eles:
- a capacidade de impressão: qual o nível de facilidade ou dificuldade na hora de imprimir a peça desejada pela primeira vez?
- força: qual carga é possível suportar sem causar deformações ou, até mesmo, quebrar o material de forma permanente?
- resistência: qual o filamento mais resistente aos impactos?
- rigidez: que material resiste à flexão ou deformação em momentos de força aplicada?
- resistência à temperatura: o filamento consegue suportar bem o calor, sem comprometer as suas propriedades?
- dureza: ele resiste bem ao corte e à abrasão?
Viu só? Após essa leitura, você já terá mais segurança para fazer a melhor escolha e aproveitar ao máximo os materiais disponíveis no mercado.
E se gostou de entender a diferença entre o filamento PLA x ABS e quer continuar se atualizando no assunto, siga também a nossa Página no Instagram. Nos vemos lá!