Colocar filamento em uma impressora 3d

Colocar filamento em uma impressora 3d é uma tarefa muito básica, porém, muitíssimo importante. A instalação correta é essencial para que você inicie suas impressões. Nunca menospreze os primeiros passos. Por este motivo criamos este rápido conteúdo para seu aprendizado ou orientação. Vamos lá?

A instalação do filamento pode variar para diversos modelos e marcas de impressora 3D. Mas de maneira geral seguem os seguintes passos básicos (considerando que um filamento anterior foi removido ou é a primeira carga). Então vamos agora aprender como colocar filamento em uma impressora 3d:

  • Encaixe do filamento no sistema de carregamento
  • Aquecimento do bico de extrusão
  • Carga do filamento
  • Primeiro teste de extrusão livre

Encaixe do filamento no sistema de carregamento

Existem alguns pequenos passos dentro desta primeira tarefa:

  • Instalar o carretel do filamento em um suporte adequado
  • Cortar a ponta do filamento
  • Destravar a entrada do mecanismo que faz a tração do filamento
  • Empurrar o filamento

Instalar o carretel do filamento em um suporte adequado

Encaixe seu carretel no suporte fornecido com sua impressora. Alguns suportes possuem uma trava para que ele não escape durante uma impressão. Se a sua impressora não possui um, você pode encontrar algumas opções na internet que podem ser impressos.

Mas de maneira alguma use um suporte de carretel horizontal. Um suporte de carretel horizontal permite que as espiras dos filamentos trancem umas com as outras, podendo gerar nós.

Nunca use carretel horizontal

Veja algumas sugestões de suportes:

https://www.thingiverse.com/thing:1832235

https://www.thingiverse.com/thing:3020026

https://www.thingiverse.com/thing:2162266

Cortar a ponta do filamento

O sistema de carga de filamento é composto por diversos componentes em série, como se fossem portas. Ou seja, conforme você empurra o filamento para dentro ele passará por pelo menos 2 push-fits, 1 parafuso trator e uma mangueira de PTFE. Todo este caminho pode ter pequenos “degraus” que podem impedir a passagem do filamento. Portanto, é recomendado que você faça um corte, com seu alicate, na ponta do seu filamento em 45 graus.

Destravar a entrada do mecanismo que faz a tração do filamento

Hoje a maioria das impressoras 3D são do tipo “bowden”. Ou seja, o mecanismo que faz a tração do filamento e o leva até o bico é instalado no inicio do sistema de carga. Por este motivo, você precisa destravar a entrada, liberando o “parafuso trator”. Basicamente, o que você tem que fazer é apertar uma peça que está acoplada a uma mola.

Empurrar o filamento

Pareci simples, e é. Mas é preciso fazer e faz parte do passo-a-passo. Enquanto você está pressionando o sistema de molas descrito acima com uma mão você deve empurrar o filamento até que ele ultrapasse os primeiros componentes mecânicos e que você seja capaz de visualizar quando ele estiver presente no tubo branco de PTFE.

Aquecimento do bico de extrusão

Este passo costuma ser ainda mais diferente para cada impressora. Existem impressoras antigas que não tem display, outras que usam display monocromático e as mais novas com display colorido. Os sistemas tem ficado cada vez mais intuitivos e amigáveis, mas ainda assim podem ser um pouco confusos.

A impressora 3D é uma pequena máquina de extrusão, o que quer dizer que você precisa aquecer uma parte mecânica que moldará a saída do material. Então, você não conseguirá empurrar o material para fora do bico da impressora se não aquecer o filamento em uma temperatura correta.

A instalação, de maneira geral, não exige uma temperatura muito alta, já que não estamos trabalhando com uma saída de material controlada. Então, podemos fazer a instalação com a temperatura de 180 graus celsius.

Fazer a instalação com temperaturas mais baixas também é uma operação de segurança, já que o material poderá permanecer dentro do mecanismo aquecido por um tempo maior. Se isto ocorrer com temperaturas mais altas poderá entupir o bico.

Portanto, acesse o menu de sua impressora e busque por configurações ou troca e carregamento de material. Você pode fazer um ajuste manual ou automático. Para o automático, procure usar a configuração de PLA e não de ABS para a instalação.

Carga do filamento

Agora que você aqueceu o bico, você pode fazer uma carga de duas maneiras:

  • Carga Manual
  • Carga Automática

Quando falo em carga Manual, me refiro à liberar o parafuso trator que você destravou no inicio do processo e então empurrar com sua própria mão o filamento para dentro. Como o bico está aquecido, você verá que começara a sair pelo bico de forma irregular, já que você não consegue controlar seu movimento ao empurra-lo.

Para a carga automática, no menu do display da sua impressora, você poderá mandar a impressora “extrudar’ / extrude alguns milímetros do material. Esta ação costuma estar presente no mesmo menu de aquecimento.

Primeiro teste de extrusão livre

Já que você aprendeu a empurrar o filamento, agora use o mesmo menu para acionar a extrusão de 1, 5 ou 10 milímetros de filamento. Remova o filamento do bico e confira se a quantidade solicitada para extrusão está correta. Você pode usar uma régua mesmo.

E quando ocorrer a troca de material?

Se você usa múltiplos materiais como filamento PLA, filamento ABS, filamento PETG XT e outros, poderá fazer um processo similar. Primeiro você irá retirar o material já instalado.

Como remover o material instalado

  • Aquecimento do bico de extrusão
  • Acionamento contrário do parafuso-trator ou remoção manual

Veja que você somente conseguirá remover o material se aquecer o bico. Você pode aquecer àquela temperatura de 180 graus. Em seguida você pode destravar o sistema de carregamento que já mencionamos no processo inicial e então puxar o filamento com a própria mão.

Você pode ainda usar o sistema de display e menus da sua impressora para fazer o que eles chamam de extrusão ao contrário ou remoção do filamento.

Instalação de novo filamento

Com a remoção realizada, você precisa seguir os passos da instalação acima, porém, deverá fazer a extrusão live por pelo menos 30 centímetros de filamento, para ter certeza de que não existirá contaminação em cor ou tipo de material enquanto estiver imprimindo.

Agora que você já sabe ou relembrou como colocar filamento em uma impressora 3D pode continuar a aprender ainda mais com nosso Iniciar ou lendo mais dos nossos artigos. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *