13 Maiores erros na impressão de Resina 3D e como resolvê-los
Imprimir com Resina 3D não é difícil, mas você precisa ficar atento a pequenas armadilhas. Preparamos para você um artigo que identifica 13 erros com impressão de Resina 3D que você precisa evitar. Vamos lá?
Conteúdo
1 – Não calibrar o tempo de exposição corretamente
Cada tipo de resina exige um tempo de exposição à luz UV diferente. Isso vale para marca de resina, modelo e cor. Este tempo também pode variar com a temperatura do ambiente em que você está imprimindo. Não é à toa que é recomendado imprimir em ambientes com temperatura em torno de 20 graus celsius.
Como se não bastasse o tempo variar por resina, ele também varia por modelo de impressora. E esta variação se dá por diversos motivos, como potência do laser e tecnologia. Vejam que o laser com o tempo também pode perder sua eficiência.
Portanto, sempre que for iniciar os trabalhos com uma nova resina, imprima peças de calibração e faça os devidos ajustes no tempo de exposição. Se você já imprime há algum tempo com a mesma resina e passou a não conseguir imprimir, faça a calibração novamente.
Escrevemos um artigo completo sobre como utilizar nossa peça de calibração. Veja aqui o artigo.
Tempo de cura baixo faz com que a peça não se solidifique corretamente, mas tempo de exposição em excesso também é fonte de problema. Não apenas por demorar mais na fabricação da peça, mas o material começa a envergar. Veja que a cura da resina é um processo químico exotérmico, o seja libera calor. O aquecimento do material com o movimento mecânico propicia a formação incorreta da geometria.
2 – Não atualizar o firmware / software da sua impressora
Os fabricantes de impressoras, após o lançamento de seus modelos, não param com o desenvolvimento e correções ou melhorias podem ser implementadas em software. O firmware é o programa que aciona os mecanismos da máquina e pode ser atualizado, como um aplicativo de celular ou computador. Sua instalação varia de marca para marca e de modelo para modelo. As últimas impressoras estão vindo com possíveis atualizações OTA, ou seja, por wifi e sem fio. As impressoras 3d mais antigas são atualizadas com cartões SD ou pendrives.
3 – Imprimir muito rápido
Imprimir muito rápido pode ser um problema. É preciso ter paciência com a tecnologia (veja que já evoluiu bastante). Em pouco tempo passamos das impressoras standard para as impressoras MONO e ganhamos aproximadamente uma eficiência de 300%!
Uma impressão rápida pode não permitir a cura correta (baixo tempo de exposição) e se pensar na velocidade de subida do eixo Z pode ainda acabar puxando a peça do FEP de tal forma que pode ocasionar algum descolamento na base.
4 – Não colocar muita resina no VAT
Quem nunca economizou na resina que levante a mão! Ou então tinha aquele resto e apostou todas as fichas. Não faça isso, ou poderá terminar com uma peça pela metade e o VAT vazio. Isso acontece muito com aquelas impressões maiores que são colocadas para imprimir da noite para o dia.
5 – Gastar muito tempo tentando salvar uma impressão
A impressão deu errado? Não gaste tempo cortando a peça real e a virtual para fazer um encaixe. Imprima novamente, mude sua orientação ou imprima em partes. Seu tempo é mais valioso que a resina gasta em uma impressão ruim.
6 – Máquina de lavagem e cura com configurações incorretas
Acerte o tempo de cura e giro da máquina de lavagem e cura. Girar o prato rápido demais para a cura, por exemplo, irá jogar as peças para longe.
7 – Não se inscrever em nossa newsletter, seguir nosso instagram, facebook, linkedin, youtube e tiktok
Por toda rede geramos conteúdo de qualidade para que você possa aprimorar seus conhecimentos e ter acesso às últimas novidades! Não deixe de nos seguir em:
8 – Colocar muitas peças na base
Se você colocar muitas peças na base (e isso é tentador!) para aproveitar o mesmo tempo de cura e subida do eixo Z, poderá deixar a base muito pesada e todo movimento de resina para preenchimento das lacunas e empuxo poderá ou ser demorado ou acabar descolando alguma peça.
9 – Não posicionar suas peças em lugares diferentes do FEP
O FEP sofre desgaste com o tempo, então, não imprima suas peças apenas no centro do VAT / FEP. Use as laterais, mas não cole muito nas extremidades. Isso fará com que você consiga usar o FEP por mais vezes.
10 – Não travar a base
Parece um erro de principiante, não é? Mas não é não. Por se tratar de uma peça mecânica que lida com constante vibração, a base pode afrouxar com o tempo e você terá peças com vibração ou deslocamentos.
11 – Não retirar a resina após fabricação de uma peça com ou sem falha
Sempre que terminar suas impressões 3d, você deve esvaziar a resina do VAT e passar o material por um filtro para devolver ao frasco (você pode usar a garrafa original ou não). O filtro é importante para que materiais curados incorretamente ou não removidos do líquido afetem suas futuras impressões.
Assim que remover o material, não deixe de passar levemente a espátula de plástico no FEP para ter certeza de que nenhum material curado ficou depositado nesta película.
Veja que se você não fizer este procedimento, é possível que você tenha material curado flutuante, algum pedaço pequeno de suporte que se soltou, resultado de impressões mal feitas anteriores ou ainda material curado no FEP. Isso não permitirá a impressão da próxima peça além de se isto ocorrer, você corre o risco de perfurar seu FEP quando a base pressionar este material flutuante contra a película. Este material flutuante pode ainda interferir na impressão em um momento aleatório, já que o sobe e desce da base faz a movimentação do líquido. Este é um dos principais erros com impressão de resina 3D e passa desapercebido com freqüência.
12 – Usar suportes finos ou pontos de contato pequenos
Dependendo da geometria da sua peça, pode ser necessário o ajuste no diâmetro do ponto de contato dos suportes. Se o ponto de contato for muito pequeno, é possível que ele não consiga sustentar sua peça corretamente.
13 – Não levar segurança a sério
Temos um artigo muito importante sobre Imprimindo com segurança usando resina 3D. E segurança deve ser levado à sério e estar em primeiro lugar. Faça o uso correto de EPIs, manipule a resina líquida ou pós cura corretamente e faça também descarte correto do material
Escrevemos um artigo completo sobre como imprimir com resina 3D de forma segura. Veja aqui o artigo.
Agora que você já sabe como evitar os principais erros com impressão de resina 3D, não deixe de compartilhar seus projetos conosco em nossas redes sociais! Compartilhe com a gente e com milhares de outros usuários o que você aprendeu!